Com o intuito de apresentar aos gestores municipais e presidentes de associações comerciais da região os principais tópicos sobre o desenvolvimento Econômico Regional, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, realizou nesta quarta-feira (20) o Fórum de Desenvolvimento Regional na Câmara Municipal de Nova Andradina.
Apontado como o melhor secretário e o mais atuante do Estado por Ricardo Senna, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Estado (SEMAGRO), Ortiz trouxe para Nova Andradina grandes nomes para ministrar as palestras como Orlando Chiqueto Rodrigues, José Carlos Valêncio e Ricardo Senna, que falaram sobre Gestão Pública e Planejamento Estratégico e como esses tópicos devem ser trabalhados nos municípios.
O secretário de Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto ministrou a palestra sobre Gestão Pública Integrada como foco em resultados. Já o presidente da Associação Comercial de Maringá, José Carlos Valêncio, falou sobre Planejamento Estratégico e por fim, o secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna apresentou um Talk Show aos presentes baseado nos assuntos trabalhados anteriormente.
A mesa de autoridades foi composta pelo secretário Municipal Hernandes Ortiz; Flávia Rosa, gerente Regional do SEBRAE-MS; o secretário adjunto, Ricardo Sena e o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, foi representado pelo secretário Hernandes Ortiz.
Em suas palavras, Hernandes declarou a satisfação em trazer um evento de tamanha importância para o município e ainda mais ser elogiado por Ricardo Sena. Foi uma satisfação enorme ser apontado como o melhor secretário de Desenvolvimento Integrado dentre os 79 secretários de Mato Grosso do Sul, e isso só nos dá mais vontade de trabalhar mais e fazer mais pela nossa cidade.
O Fórum de Desenvolvimento Regional teve a participação de várias associações comerciais da região e local. Na ocasião, foi pontuado o que o gestor precisa fazer dentro do processo de gestão do município, além das decisões que precisam ser tomadas para que este município alcance os patamares que Maringá conseguiu.
Maringá há uns 15 ou 20 anos estava praticamente quebrada, mas através do trabalho feito através da parceria entre sociedade civil e associação comercial, a cidade cresceu e desenvolveu muito na educação, economia e principalmente na saúde, pois é a quinta melhor cidade na área da medicina do Brasil e nós queremos trazer este trabalho para Nova Andradina para a cidade crescer e se desenvolver assim como a cidade paranaense, expôs Hernandes que completou que a intenção ao trazer o Fórum foi mostrar que não adianta só esperar que o setor público faça e também não adianta a sociedade organizada querer fazer sozinha, porque precisamos juntar as duas forças: Poder público e sociedade organizada através do Lions, Rotary, igrejas tanto evangélicas como católicas e fazer um trabalho organizado pelo bem da nossa cidade.
A ideia de trazer outros municípios para o Fórum teve como objetivo fazer com que os gestores das cidades do Estado também conheçam o trabalho feito em Maringá e coloquem em prática em seus municípios também, pois de acordo com Ortiz, Nova Andradina tem que crescer, mas as cidades ao redor, ou até mesmo as mais distantes, também têm que se desenvolver.
Ricardo Senna parabenizou a prefeitura de Nova Andradina e em especial ao secretário Hernandes pelo evento e declarou que o resultado foi muito positivo. O encontro nos trouxe a experiência de Maringá, uma cidade que tem sido referência no Brasil e a partir do que eles colocaram, nós podemos refletir um pouco sobre o que nós podemos fazer pelos municípios do Mato Grosso do Sul.
O secretário adjunto também expôs que a conversa foi muito produtiva e nesse sentido a SEMAGRO tem todo o interesse em manter esse diálogo no sentido de promover o desenvolvimento na região sudeste, liderado por Nova Andradina. Foi importante reunir os secretários, empresários, vereadores, o prefeito Marcílio de Novo Horizonte do Sul, entidades parceiras, pois acho q dialogando sobre as alternativas de desenvolvimento, a gente tem uma eficácia maior na elaboração das políticas de desenvolvimento.
A realização do evento foi uma parceria da Prefeitura de Nova Andradina, Prefeitura de Maringá, ACIM Associação Comercial de Maringá, Sebrae, ACINA Associação Comercial de Nova Andradina, Governo do Estado Propeq.
Quem participou
De Nova Andradina estiveram presentes o presidente da Associação Comercial de Nova Andradina (ACINA), Maurício Nunes da Silva; a gerente Regional do SEBRAE, Flavia Rosa; os vereadores Airton Castro e Amarelinho; os secretários municipais Walter Fernandes (Finanças e Gestão) e Julliana Ortega (SEMCIAS); o gerente geral do Banco do Brasil, Gilson de Moraes; o representante da Focus, Mailson Batista; Sonner Arfux de Figueiredo, representando o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos. O procurador Geral do Município Jailson Pheifer e o diretor da Escola Municipal Mundo da Criança, Wagner Perigo, também participaram do evento realizado pela SEMADI.
Da cidade de Bataiporã esteve presente o diretor de projetos e presidente da Associação Comercial do município Sidney Olegário e os vereadores Danilo Enz, Cacildo Paião e Samuel Macedo. De Taquarussu veio José Agnaldo, secretário de Agricultura. Já da cidade de Ivinhema o presidente da Associação Comercial Valentim Peixoto esteve presente no Fórum.
Elizeu Gonçalves Muchon, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Anaurilândia marcou presença assim como Mario Francisco, presidente da Associação Comercial de Naviraí. De Nova Alvorada do Sul esteve presente o prefeito Marcílio Álvaro. De Eldorado veio o secretário de Desenvolvimento Econômico Auro Afonso. De Amambai o prefeito Drº Bandeira foi representado pelo diretor de Desenvolvimento Paulo Rogério Fernandes.
De Novo Horizonte do Sul participou Mauro Reginato, secretário de Infraestrutura; a gerente de Assistência Social, Rosângela Melquides; o gerente de Agricultura, Evandro Fortuna e as vereadoras Lucineia Pereira e Regiane de Souza.
Também participaram Nelson Correia Nunes, Controladoria Interna de Nioaque; Diomar Mota, gerente de Gestão Pública de Glória de Dourados; Felipe Augusto Batista, secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapadão do Sul; Eugênio Lins, representando a Secretaria de Desenvolvimento de Dourados; Rodrigo Bastos de Melo, gerente do Senai de Naviraí.
Representando a Secretaria Estadual de Educação esteve presente Gabriel Galiego Neto; João Carlos Souza, gerente da Cocamar também marcou presença, assim como Vando Quenedo Andrea, engenheiro agrônomo de Nioaque. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itaquiraí, Anderson Zuza; Rodrigo Zanoni, coordenador Municipal da AGRAER; Sandro Polloni, coordenador Regional da AGRAER; Vitor Eugênio, assessor especial da Secretaria do Governo de Campo Grande e Adalberto Fioruci, conselheiro CMDI, representando a Iagro.