O Coordenador Técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Sr. Mauro Jordão, presidiu a reunião ocorrida neste dia 16, na Câmara Municipal. Estiveram presentes o Prefeito Gilberto Garcia, o Presidente do Legislativo Adriano Palopoli, os Vereadores Zé Bugre, Magrelo Brambila, Antônio Tomaz e Dr. Sandro.         Na oportunidade, Jordão explicou que o objetivo da reunião era mostrar à população, os critérios adotados pelo censo 2010, que está sendo realizado em todo o País. Também explicou que os resultados obtidos até agora, estão sendo divulgados em parciais, automaticamente reformuladas, pelo site www.censo2010.ibge.gov.br/resultados.php. Todos os munícipes podem acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.         O Coordenador da micro região, Honório Machado, juntamente com Ane Valquíria, responsável pelos trabalhos em nosso município, informou que a expectativa é de que todas as casas de Nova Andradina, incluindo a zona rural, sejam visitadas. “Muitas visitas foram efetuadas, mas sem encontrar ninguém no domicílio, deverão ser revisitadas”, explicou ele.         O Prefeito Gilberto Garcia falou sobre a preocupação de que sejam recenseadas todas as residências, para que “nossa cidade não venha a perder, já que o resultado do censo é o que norteia repasses de verbas, programas de saúde e muitas outras importantes decisões”, falou. Gilberto colocou todo o funcionalismo à disposição do censo, “caso haja necessidade de apoio para complementar o trabalho”. Mais uma vez destacou que “não queremos que nenhum cidadão fique fora do censo”, reafirmou.         Para Adriano Palopoli, o trabalho dos recenseadores é fundamental, e digno dos maiores elogios. “Nova Andradina depende destes resultados e contamos com sua responsabilidade e eficiência”, disse ele.         Presentes no local, os participantes da Comissão Municipal de acompanhamento do Censo, entre eles o Secretário Tito José, e vários outros membros. Para Tito, mais do que contar os habitantes de Nova Andradina, o censo vai fazer uma perfeita radiografia do município, o que irá nortear ações e programas que favorecem à população”, disse ele, alertando para que todos contribuam e ajudem, informando ao IBGE os que ainda não foram entrevistados, lembrando que o telefone do IBGE em Nova Andradina é 3441-6379.         Quando o Sr. Machado explicou sobre a metodologia adotada pelo IBGE para o censo, também lembrou que foi realizada uma pré-coleta, e constatou-se que existem em Nova Andradina 13.288 residências no perímetro urbano e Nova Casa Verde e que foram visitados 15.721 endereços.         Foi ainda explanado que há uma estimativa de que Nova Andradina conta hoje com pouco mais de 45 mil habitantes, o que o Prefeito considerou preocupante, pois já em 2007, a estimativa era de quase isto e de lá para cá, é evidente o crescimento do Município. “Mas, estamos prontos a colaborar para que o censo seja realizado com todo o sucesso e vamos nos conformar, se se confirmarem estas previsões, pois acreditamos na seriedade do IBGE”, disse ele.         De acordo com o que já foi censeado, Nova Andradina tem 3.2 pessoas por moradia, o que está perfeitamente de acordo com a média apurada na maioria dos Municípios do País.         Em dezembro, serão mostrados os resultados preliminares, de acordo com Jordão, que respondeu a diversos questionamentos dos agentes de saúde, presentes na reunião, assim como dos Vereadores e Secretários municipais, Elizabeth Nogueira e Fábio Selhorst.         A Comissão Municipal Censitária continuará acompanhando de perto o trabalho do IBGE, e em qualquer momento poderá convocar nova reunião para divulgar dados ou questionamentos.