O prefeito Gilberto Garcia recebeu na tarde desta terça-feira, dia 30 de março, a notícia de que o Frigorífico Independência retoma suas atividades no próximo dia 12 de abril.         O prefeito comemorou a notícia, uma vez que sempre esteve otimista para o retorno dos trabalhos do Frigorífico Independência, um dos maiores empregadores da cidade. Por sua vez, Gilberto Garcia também fez um agradecimento especial à deputada Dione Hashioka e ao ex-prefeito Roberto Hashioka, pelo apoio incondicional à Nova Andradina, sempre trabalhando para oferecer o melhor para a população, não medindo esforços para que as atividades da planta de Nova Andradina retome suas atividades. “Nossa preocupação é principalmente com o município e os funcionários, que com seu trabalho movimentam a economia de Nova Andradina. Estamos muito felizes com esta notícia e não tínhamos dúvidas quanto ao retorno das atividades desta empresa, que é uma das mais fortes da nossa região”, ressalta o prefeito Gilberto Garcia.         De acordo com informações de Valmir, a empresa deve amanhã (31) quitar os fornecedores e honrar os compromissos com os pecuaristas, visando agilizar a reabertura dos trabalhos na empresa.

PAGAMENTO AOS CREDORES – O Frigorífico Independência, que está em recuperação judicial, conseguiu fechar a emissão de um eurobônus de US$ 150 milhões no mercado internacional, com prazo de vencimento em cinco anos. Teve, no entanto, de pagar rendimento de 18% ao ano ao investidor. Com os recursos, a companhia planeja pagar dívidas com pecuaristas e outros fornecedores. Vai usar também parte do montante como capital de giro e para reabertura de plantas de abate hoje fechadas.         A empresa vinha trabalhando no lançamento desses títulos desde dezembro, com a intenção de pagar débitos com fornecedores no valor mínimo de R$ 100 mil até 31 de janeiro passado, data acertada no plano de recuperação judicial. Adiou o pagamento para até 31 de março, como o plano permitia, para ter mais tempo para fechar a operação, que foi estruturada pela americana BTIG, especializada na venda de ativos problemáticos de empresas inadimplentes.         No documento que apresentou a potenciais investidores, com detalhes sobre a oferta dos novos eurobônus de US$ 150 milhões, o Independência informa que a intenção é retomar as operações nas plantas de Pontes e Lacerda (MT), Presidente Venceslau (SP), Nova Andradina (MS) e Pires do Rio (GO) em abril. Juína (MT) seria reaberta em maio, Anastácio (MS) em agosto e Senador Canedo (GO) em setembro.