Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Já nas bancas, a edição impressa da Revista Isto É desta semana divulgou os detalhes do especial “As Melhores Cidades do País”. O levantamento colocou Nova Andradina na primeira posição de Mato Grosso do Sul e na 49ª colocação em um ranking com 2.444 municípios brasileiros incluídos no mesmo critério de avaliação.
O especial é um ranking inédito com os municípios que mais se destacaram em um conjunto de indicadores das áreas fiscal, econômica, social e digital. “Resultados como esse nos dão a certeza de que só há uma coisa melhor do que viver em Nova Andradina, que é trabalhar para que continue a crescer”, enfatizou o prefeito Roberto Hashioka.
O diretor-editorial da IstoÉ, Carlos José Marques, reiterou na publicação que o ranking visa classificar e mapear o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “É, portanto, uma peça fundamental – com um amplo universo comparativo – para todo e qualquer brasileiro empenhado na busca por melhorias para o seu município”, escreveu. 
A análise ocorreu de forma qualitativa e quantitativa e levou em consideração a evolução de diversos indicadores no período compreendido entre 2004 e 2014. As informações foram extraídas de fontes como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional, Datasus, Denatran, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, entre outras.  
Entre os quesitos de avaliação que compuseram o resultado final, Nova Andradina foi destaque nos indicadores referentes à área econômica, ao conquistar o sétimo lugar entre as 2.444 cidades. O resultado levou em consideração o crescimento da economia e dos negócios ao longo dos últimos anos. 
Outro indicador responsável pelo bom desempenho da cidade está relacionado ao “Padrão de Vida”, em que Nova Andradina figurou na nona posição. O quesito levou em consideração os avanços proporcionados aos moradores de cada município quanto ao nível de poder de compra e os serviços oferecidos. 
No critério “Mercado de Trabalho”, entre as 2.444 cidades brasileiras incluídas na mesma categoria de Nova Andradina, o município conquistou a 27ª colocação. De acordo com a publicação, o índice foi obtido por conta das estratégias desenvolvidas para melhorar a empregabilidade dos moradores. 
Em 34°, Nova Andradina também foi destaque na “Execução do Orçamento”, critério que considera o equilíbrio entre as receitas e as despesas na execução do orçamento municipal. Já, no campo “Indicadores Fiscais”, a cidade conquistou a 44ª posição, por se sobressair “como cobra os tributos e realiza a gestão dos recursos próprios”.
O especial “Melhores Cidades do País”, divulgado pela Revista IstoÉ, foi elaborado pela empresa Austin Rating em parceria com a Editora Três. A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil. 
Além do pioneirismo na classificação de risco de crédito, a empresa, com mais de 25 anos de atuação, se caracteriza pelo desenvolvimento de uma metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades.