Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Em reunião com representantes do IFMS, UFMS e UEMS, o prefeito Roberto Hashioka reforçou as tratativas pela implantação do Parque de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina. O projeto é apontado como uma das prioridades do Governo Municipal e também visa à criação da Fundação para Inovações Tecnológicas de Nova Andradina (Fitec-NA).
A iniciativa conta com o apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), de Ribeirão Preto (SP), e deverá envolver instituições públicas e privadas, além de entidades como a Fecomércio e a Fiems. “A partir da efetivação deste pólo iremos consolidar Nova Andradina como centro estudantil e empresarial”, observou Hashioka.
A Fundace é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1995 por docentes da USP para facilitar o processo de integração entre universidade e comunidade. Localizada em um dos maiores centros econômicos e empresariais de São Paulo, a Fundação desenvolve projetos de pesquisa e oferece cursos de especialização e qualificação, além de atuar nas áreas de prestação de serviços, extensão e soluções empresariais.
Durante o encontro, o chefe do Executivo municipal comentou sobre recente reunião com o presidente da Uniesp Fernando Costa. “Além de debatermos a implantação de novas graduações na unidade de Nova Andradina, também solicitamos o apoio da Uniesp para a efetivação do Parque de Tecnologia e Inovação, o que irá fomentar o desenvolvimento regional a partir do apoio à pesquisa e à extensão”, frisou o prefeito. 
Na ocasião, os docentes elencaram o projeto como uma maneira de incentivar as potencialidades educacionais de Nova Andradina com foco na sustentabilidade e na integração. “Este intercambio com o Executivo já vem ocorrendo, pois queremos dar oportunidades aos jovens e colocar as universidades dentro da prefeitura”, salientou Hashioka. 
A reunião foi realizada no campus local da UFMS e também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado Márcio Costa, diretor-geral do IFMS de Nova Andradina Márcio Lustosa, diretor-geral do campus local da UFMS Marcelino Gonçalves, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMS Luiz Simão Staszczak entre outros gestores da UEMS e UFMS.