A integração entre o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) e o Banco da Gente, triplicou o atendimento em Nova Andradina, de acordo com levantamento dos órgãos.         Segundo a coordenadora do Ciat de Nova Andradina, Maria Aparecida Valdez, nesses primeiros oito meses do ano, o Ciat aumentou o atendimento e a colocação de mão de obra, em comparação com o ano de 2009. “Isto se deve ao desenvolvimento do município e também à nova estrutura em que o órgão se encontra, num local bem localizado e com condições de prestar um bom atendimento à população”, analisa Cida.         Os números mostram a evolução dos atendimentos, comparados com as ações de 2009. Nos primeiros oitos meses de 2009, foram abertas 1.251 vagas no Ciat, realizados 3.786 atendimentos, 1.596 encaminhamentos, 1.031 colocações ao mercado de trabalho e liberados 1.900 Seguros Desemprego. Já em 2010, foram abertas 1.528 vagas, realizados 5.200 atendimentos, 1.450 encaminhamentos e 1.433 colocações no mercado de trabalho e liberados 1.433 Seguros Desemprego.         Na área de qualificação profissional, o Ciat e a FUNTRAB promoveram o Projovem Trabalhador, com cursos nas áreas de sucroalcooleiro, contando com duas turmas de mecânico industrial, uma turma de soldador e uma turma de caldeireiro, qualificando 100 jovens com idades entre 18 a 29 anos, sendo a entidade executora o Senai de Nova Andradina. Os cursos foram finalizados na última semana.         Em agosto, foram iniciados mais dois cursos de qualificação pelo Planteq, sendo um curso de azulejista com 40 horas teóricas e 160 práticas, sendo a maioria das participantes mulheres, que já estão aptas para o mercado de trabalho, e o outro curso foi de manutenção de microcomputadores, também com a mesma carga horária. Cada curso capacitou 20 alunos por turma, com conclusão no mês de setembro.

BANCO DA GENTE – A instalação do Banco da Gente junto ao Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) trouxe um número de três vezes maior de atendimentos, pois com a integração e melhor localização do órgão, os visitantes do Ciat também acabam conhecendo o Banco da Gente e as linhas de crédito oferecidas.         Mensalmente, o Banco da Gente atende em torno de 25 clientes, tanto nas linhas jurídicas quanto nas linhas físicas.         Nesses oitos meses de 2010, o CIAT e o Banco da Gente realizaram várias visitas, palestras e eventos para divulgar os órgãos junto à população do município, quanto às linhas de créditos e os serviços que o Ciat desenvolve no município, desde o cadastro, colocação de mão de obra e qualificação profissional.         O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), unidades I e II, após a realização de cursos como bordados, manicure, cabeleireira, depilação e bombons, receberam a visita da equipe do Banco da Gente, além de palestras, visando divulgar as linhas de crédito para as mulheres capacitadas, para que possam montar seu próprio negócio.         Outra ação desenvolvida foi voltada aos pecuaristas, associações e entidades, e o Banco da Gente trouxe técnicos de Campo Grande, que divulgaram as linhas de crédito para a Agricultura Familiar, para fomentar o agronegócio em Nova Andradina.         O prefeito Gilberto Garcia analisa que os dados apresentados refletem o atual momento do município de Nova Andradina, que tem crescido e se desenvolvido cada vez mais, apoiado pelas ações do Governo Municipal e o trabalho da iniciativa privada, com empresas e comércio fortes, graças ao trabalho de cada cidadão novandradinense. “Temos que comemorar as conquistas, e continuar trabalhando com o olhar voltado para o progresso e desenvolvimento de nossa cidade”, defende o prefeito Gilberto Garcia.