A cidade de Nova Andradina está sob o regime de situação de emergência, em função dos quatro pontos de erosão que se alastram e colocam em risco algumas edificações. Na rua Antonio Duarte, estão localizadas duas frentes de erosão, e de acordo com a Dra. Elizabeth Nogueira, Secretária de Infraestrutura, ali são necessários recursos de monta para realizar uma obra definitiva.      Mas, para ampliar a captação das águas das enxurradas, a Prefeitura contratou uma retroescavadeira, que está trabalhando na recuperação das caixas secas, localizadas na Rua Antonio Duarte, e que estavam assoreadas, devido ao grande volume de águas recebido e areia. Ao longo desta rua, começando na Espírito Santo, são 15 caixas secas, construídas exatamente para receber a água. Com a limpeza, o objetivo é aumentar a capacidade de retenção de água de cada uma delas.     A retroescavadeira vai trabalhar por 150 horas, quando se pretende atender às necessidades do local. Quando totalmente desbloqueadas e limpas, as caixas têm uma capacidade média de retenção de 2.000 m3 de água, cada uma.    O Prefeito Gilberto Garcia decretou situação de emergência em Nova Andradina, por noventa dias, começando dia 27 de fevereiro, e está trabalhando para conseguir recursos oriundos do Governo Federal, para construir obras definitivas de contenção da erosão, e também ampliar a rede de esgoto e de captação de águas pluviais na cidade.