Nesta segunda-feira, 1° de fevereiro, o prefeito Gilberto Garcia esteve em Brasília, participando de cerimônia onde o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou oficialmente, de forma simultânea, 78 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Campus de Nova Andradina é o primeiro do Instituto Federal em Mato Grosso do Sul, a ser implantado. O evento, realizado no Brasília Alvorada Hotel, foi transmitido ao vivo, pela TV MEC, via internet, e TV NBR, canal a cabo da Radiobras.         “A solenidade em Brasília marca oficialmente a inclusão de Mato Grosso do Sul na rede federal de educação profissional e tecnológica, um dos cinco Estados que não faziam parte deste projeto. A retomada dos investimentos no ensino profissionalizante é considerada um dos pilares do Ministério da Educação para o desenvolvimento do país”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe. Para Gilberto Garcia, “o Instituto é vital para a formação profissional de jovens de nossa região e representa uma grande vitória do povo do Vale do Ivinhema, especialmente de Nova Andradina”.         Com as 62 escolas já entregues desde o início do governo Lula, o número de unidades da rede federal está sendo duplicado. Até 2002, a rede contava com 140 escolas. As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005, que hoje integra 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet); 24 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.         A cerimônia na capital federal oficializa a entrega de outros cinco campi dos Institutos Federais na região Centro-Oeste; 13 na região Norte, 16 no Nordeste, 18 no Sul e 26 no Sudeste; que representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Destas, 32 já estão em funcionamento, com mais de oito mil estudantes matriculados. As demais começam as atividades a partir de março. Em pleno funcionamento, essas novas escolas poderão atender juntas quase 100 mil alunos com cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e superiores de tecnologia.         Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro a iniciar suas atividades. “Depois do início do ano letivo previsto para março, pretendemos fazer uma inauguração no município para prestigiar a população da região que aguarda há mais de 15 anos pela concretização deste projeto. Aproveitamos o evento em Brasília para convidar o presidente Lula para que conheça o Instituto em Nova Andradina”, informou o reitor. O Prefeito Gilberto Garcia reforçou o convite, e considera que a vinda do Presidente a Nova Andradina poderá se efetivar, uma vez que já há uma agenda marcada para breve, quando Lula e a Ministra Dilma estarão visitando o nosso Estado, “embora tudo dependa ainda de confirmação, estamos confiantes de que poderá se efetivar a presença do Presidente em nossa cidade”, completou Gilberto. A Deputada Dione Hashioka considera bastante possível, “embora saibamos que a agenda do Presidente é densa, mas acreditamos que o Presidente Lula poderá nos dar este prazer”, completou. Entre as autoridades do Estado que confirmaram presença no ato, estão, além da Deputada Dione Hashioka (PSDB-MS) e do Prefeito Gilberto Garcia (PMDB), o Deputado Federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS), o Deputado Estadual Pedro Teruel (PT/MS). Também se fizeram presentes o Ministro da Educação, Fernando Haddad; o Secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco; reitores e diretores dos institutos, governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas.

CONCURSOS – Para garantir o funcionamento das novas escolas, os 38 Institutos Federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnico-administrativos, já autorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Das 8.900 vagas disponíveis, 8.124 foram distribuídas entre as instituições de ensino pelo Ministério da Educação, das quais 258 cabem ao IFMS.         Aqui no Estado, foram liberados 130 cargos para docentes e 128 para técnico-administrativos, distribuídos em seis campi. A portaria n° 11 do MEC, de 8 de janeiro de 2010, foi publicada no Diário Oficial da União. Os editais dos concursos públicos devem sair até o final do mês de março.