O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgou nota de esclarecimento sobre a vacina contra raiva canina/felina em cultivo celular.         Em complementação à Nota Técnica nº 25, de 12 de agosto de 2010, o Ministério da Saúde esclareceu que a campanha de vacinação antirrábica animal deve ser mantida em todo o território nacional. De acordo com o MS não há evidências de que os eventos adversos apresentados em alguns casos no Estado de São Paulo, justifiquem a interrupção da campanha, pois os mesmos estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor.         A não vacinação de animais contra a raiva representa um risco para vida da população, pois podem gerar a ocorrência de casos humanos, que possuem taxa de letalidade próxima de 100%. Das informações disponíveis, houve comunicação ao Ministério da Saúde de ocorrência de nove eventos graves, com oito mortes, na região metropolitana do Rio de Janeiro e nos municípios da Grande São Paulo, correspondendo a uma taxa de 0,0029%. Entretanto, outros seis estados, que também utilizam o mesmo lote da vacina, bem como outros municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, não relataram eventos adversos até o momento. Outros 4 Estados que receberam a mesma vacina também não relataram ocorrência de eventos graves. Esses eventos estão abaixo da taxa esperada pelo produtor (0,01%) e pela literatura internacional, podem estar associados à resposta individual de cada animal, condições de armazenamento e aplicação do produto, tais como: hipersensibilidade do animar a compostos da vacina, local de conservação, manejo do animal no momento da aplicação, doenças concomitantes, idade, número de doses aplicadas, tipo de agulha e seringa, via de administração.         A vacina do tipo que está sendo ministrada é produzida em cultivo de células, cuja resposta imunológica é maior do que a anterior (um ano contra 7 meses). É recomendada pela Organização Mundial da Saúde e utilizando em diferentes países.         O MS mantém a recomendação de que eventuais eventos adversos graves, em especial morte ou reação anafilática, possivelmente associados à vacina, sejam comunicados e devidamente investigados.         Em Nova Andradina, a vacinação já foi iniciada na zona rural e não apresentou qualquer problema, sendo que, no dia 25, acontece na cidade, em 12 postos: Escolas Estaduais: Fátima Gaiotto, Irman Ribeiro, Luiz Soares Andrade (Centro Educacional), Marechal Rondon, Austrílio Capilé, Padre Anchieta, Antônio Joaquim de Moura Andrade, Escolas Municipais Brincando de Aprender (Morada do Sol) e Luis Cláudio Josué (Nova Casa Verde), Iagro, Cohab Santa Terezinha, Praça M. Wilson Fabrício de Matos (Argemiro Ortega), Clínica Veterinária Dog’s Company.         O horário da vacinação será das 7h30 às 16h30 e a Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Médica Veterinária Valkyria Oliveira, todos devem levar seus animais para vacinação pois, o controle da raiva nos animais domésticos é fundamental para a preservação da saúde humana e dos seus bichinhos de estimação.