Os pioneiros de Nova Andradina tinham como ideal, a construção de uma cidade próspera, mas berço de tranqüilidade e segurança. Desbravaram estas terras, e com muito suor nos legaram o que hoje chamamos de Capital do Vale do Ivinhema.         Esta trajetória, saga de quem lutou e perseverou no sonho, merece o registro permanente, e para tal, foi criado o Museu Municipal, no dia 20/12/2005, um verdadeiro presente de aniversário, promovido pelo então prefeito Roberto Hashioka.         Um projeto arquitetônico arrojado, realizado de forma a contemplar as necessidades de preservação dos objetos e documentos que ali seriam guardados, a implantação do Museu contou com o apoio dos acadêmicos de Turismo da Finan e os serviços de técnicos especializados, contratados especialmente para esta finalidade. O Museu está localizado na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, o fundador da cidade e também o nome escolhido para denominar o Museu, que hoje é coordenado por Wanger Dantas.         A Galeria “Guiomar Soares Andrade”, mãe do fundador e mulher de valor, que foi exemplo de cidadania e participação na história da cidade, é o local onde são realizadas as mostras, exposições e outros eventos que têm composto a vida do Museu de Nova Andradina.         O Prefeito Gilberto Garcia, que prioriza em seu Governo, a Educação, também inclui nos programas de formação dos jovens e crianças, projetos que valorizam a cultura, e entre eles o Museu, que já apresenta, até este mês de março, 51.185 visitantes.         Para o Professor Luiz Carlos Sampaio, titular da pasta de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, “O Museu representa o espelho da nossa vida, a história que os pioneiros começaram e nós todos, cidadãos novandradinenses, estamos dando continuidade”, explica.         Para Gilberto Garcia, “mais do que homenagear os que nos precederam, temos que valorizar o seu trabalho, preservando o que nos legaram, e dar continuidade à esta história, que almejamos seja de grandes conquistas, sempre”, concluiu ele.         No Museu, estão expostos objetos que pertenceram aos pioneiros, documentos referentes à história da cidade, e curiosidades que contribuem para ampliar os conhecimentos de quem visita e se diverte naquele local.