A cidade de Nova Andradina vem crescendo e se consolidando como polo regional, com a Administração Municipal tendo a responsabilidade de conquistar, para a população, direitos como o da casa própria, para as famílias carentes.         O Prefeito Gilberto Garcia, quando assumiu seu governo, colocou como uma de suas metas, atingir a quantia de 1.000 casas populares construídas, e dentro deste plano, já conta com um grande avanço: acaba de conseguir, junto aos programas estaduais e federais, recursos para construir 282 casas, que formarão núcleos habitacionais novos, que ampliam o mapa físico da cidade.         O Chefe do Executivo expôs que os projetos de construção de casas populares não implicam apenas nos recursos para as edificações. “Além do apoio financeiro dos programas estaduais e federais, o Município tem que arcar com a sua parte nos recursos, e mais a aquisição dos terrenos e toda a infraestrutura necessária, como abertura das vias urbanas, redes de água, energia, pavimentação, drenagem, etc.”, disse o Prefeito.          Em busca da sua meta, Gilberto Garcia vem se preparando, e a municipalidade já conta com os terrenos suficientes para a construção das 282 unidades garantidas pelos convênios que assinou neste dia 10, junto ao Governador André Puccinelli, em Campo Grande. No seu retorno, o Prefeito reconheceu que “a Deputada Dione e o Assessor do Governador, Roberto Hashioka, foram decisivos, para que Nova Andradina fosse o município do interior, que mais casas recebeu”.         Conforme explicou, os convênios assinados em Campo Grande, são oriundos de três programas: um para 60 casas, do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que terão repasse do Governo Federal de R$ 15.000,00 por unidade, e uma contrapartida de R$ 2.000,00 do Governo do Estado. Para o Governo Municipal ficaram os ônus dos terrenos e da construção da infraestrutura do local. As casas deverão ser construídas em terreno localizado ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.         Em outro convênio, são 22 casas, que vão beneficiar famílias já cadastradas, pelo Fundo Nacional de Habitação Social - FNHIS -, os repasses são: do governo federal de R$ 384.551,32, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 1.750,00 (por unidade). Aqui também o município despenderá R$ 2.000,00 por unidade, mais o terreno, as obras de infraestrutura e o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). O projeto será implantado ao lado do Bairro Morada do Sol.         O terceiro convênio assinado é para a construção de 200 casas populares, que serão construídas também ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, acima do Portal do Parque. Os recursos são do Programa de Subsidio à Habitação de Interesse Social-PSH (Projeto Meu Lar), que terão contrapartida da Prefeitura, no valor de R$ 400.000,00, mais os terrenos e toda a infraestrutura.         “Estas 282 unidades estarão contribuindo para a sedimentação de novos núcleos habitacionais, e a Prefeitura estará completando toda a infraestrutura, para que os locais se tornem confortáveis e as famílias possam viver com segurança e a garantia permanente de um teto para morarem”, disse o Prefeito. “Estamos diminuindo o déficit habitacional em Nova Andradina, e nosso desejo é continuar trabalhando para atingirmos as 1000 unidades, dentro dos quatro anos de nossa administração, que com certeza, vamos conquistar”, finalizou.