Município de Nova Andradina supera municípios de Naviraí e Paranaíba na contagem populacional do Censo 2007 O município de Nova Andradina avançou da 9ª para a 7ª posição no Censo realizado pelo IBGE neste ano. A população, que de acordo com dados do Censo realizado em 2000, era de 35.381, passou a 42.701 na contagem finalizada na semana passada. Com a projeção de ascendência de 2,72% ao ano, Nova Andradina deve superar o município de Aquidauana, que tem um crescimento de 0,09% ao ano, se tornando, com isso, o 6º município em número de população do Estado no ano de 2008. Na contagem, Nova Andradina, com 42.701 habitantes, superou os municípios de Naviraí, que tem 42.477 habitantes, e Paranaíba, hoje com 38.449 habitantes. No Censo de 2000, Naviraí tinha 36.662 habitantes e Paranaíba 38.406. “Superamos em 7% a projeção do IBGE de 2000 a 2007”, afirma o prefeito municipal, Roberto Hashioka. Segundo o prefeito Hashioka, a própria dinâmica da cidade tem demonstrado claramente que Nova Andradina cada vez mais se consolida como um pólo regional. Com a ligação através do Porto Primavera, na Usina Sérgio Motta, o município ganhou grande visibilidade e consolidou sua boa localização geográfica, trazendo desenvolvimento para o município. O desenvolvimento veio como uma “reação em cadeia”, sendo que Nova Andradina registrou melhorias significativas no comércio, instalação de novas indústrias, com previsão de vinda de mais empresas do setor industrial para o município, e o fator principal, de acordo com análise do prefeito Hashioka, foi a consolidação do pólo estudantil, com a vinda do campus da UFMS, curso de Direito e outras faculdades particulares que estão se instalando em Nova Andradina, como a FATEC (Faculdade de Tecnologia). “Num futuro bem próximo, quando houver a consolidação do Assentamento Teijin, que ficou muito aquém das expectativas de contagem populacional devido a muitas famílias ainda estarem em trânsito, não residindo no local, devemos ter um aumento populacional ainda maior”, analisa Hashioka. Outro atrativo para mais pessoas virem a residir em Nova Andradina, foram as obras de infra-estrutura durante a administração do prefeito Hashioka, que vão desde pavimentação asfáltica e por bloquetes, esgotamento sanitário, melhorias no setor de saúde, com a descentralização dos PSF’s que estão em todos os bairros do município e as casas populares, que num primeiro momento geram emprego e renda, quando concluídas, promovem a inclusão social. “Não há dúvidas que as obras de infra-estrutura melhoram a qualidade de vida das pessoas e com isso atrai mais população para a cidade”, destaca. O aumento significativo da população pode ser atribuído a uma convergência de ações em vários setores que fazem com que Nova Andradina cresça e continue crescendo cada vez mais, de acordo com análise do prefeito. “Quem chega hoje em Nova Andradina percebe o vigor da cidade, com comércio, indústrias, educação e saúde em pleno desenvolvimento, com a participação do Poder Público, para cada vez mais trazer desenvolvimento para o município”, conclui Hashioka.