A garantia de uma moradia digna é o sonho de toda família. Mas principalmente para aqueles cuja renda, não permite a aquisição de um imóvel residencial.         O Prefeito Gilberto Garcia, de Nova Andradina, em sua plataforma de governo, destacou para o setor habitacional, um objetivo considerado, no mínimo ousado: a construção de 1000 casas populares, em quatro anos.         No ano passado, diante de todas as dificuldades financeiras, o sonho parecia distante, mas já em 2010, o Prefeito inicia com o “pé direito”. Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, esteve em Campo Grande, participando da cerimônia de assinatura de convênios, com o Governo do Estado, para a construção de 282 casas populares.         O evento aconteceu no Centro de Convenções Gill de Camilo, e estiveram acompanhando o Prefeito Gilberto, a Deputada Estadual Dione Hashioka, e o assessor especial do Governador, ex-Prefeito Roberto Hashioka.         “Esta é uma conquista que ofereço às mulheres de nossa cidade, especialmente aquelas que tanto lutam para garantir aos seus filhos, um teto permanente”, disse o Prefeito. De fato, no Município, os programas habitacionais beneficiam especialmente as mães de família. “Acreditamos na mulher batalhadora, que sabe preservar o patrimônio, principalmente o que visa o bem estar de seus filhos, por isso, nossos programas tem como titular do benefício, especialmente as mulheres” diz o Prefeito Gilberto.         Para Gilberto Garcia “Nova Andradina foi contemplada com este número expressivo de unidades habitacionais, graças à intervenção da Deputada Dione Hashioka, “que não descansou em suas gestões e também pela sensibilidade e carinho já tantas vezes demonstrado pelo nosso Governador, para com a nossa população. Puccinelli nos brindou com este grande presente, sendo Nova Andradina, o segundo município que mais casas recebeu, atrás apenas de Campo Grande”, explicou o Prefeito.          Por sua vez, Roberto Hashioka, parabenizou o Prefeito Gilberto e a Deputada Dione, lembrando que “o trabalho conjunto, quando realizado com dedicação e voltado para o bem da comunidade, com certeza rende os melhores frutos”, lembrou ele, parabenizando as mães, que “com certeza serão as contempladas e vão realizar o grande sonho de sua casa própria”, falou. Hashioka, em suas gestão consecutivas, construiu mais de 800 casas populares, sendo um marco na história da cidade.         Os convênios assinados em Campo Grande, conforme informações da Secretária Maria Eugênia, da pasta da Cidadania e Assistência Social – responsável pelos programas habitacionais do Governo Municipal – são: 60 unidades, do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que terão do Governo Federal, R$ 15.000,00 por unidade, e uma contrapartida de R$ 2.000,00 do Governo do Estado. O município de Nova Andradina arcará com a importância de R$ 1.000,00 por unidade, mais a doação do terreno e a construção de toda a infraestrutura do local. Maria Eugênia explicou ainda que as 60 casas deverão ser construídas em terreno localizado ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.        Em outro convênio, são 22 casas, que vão beneficiar famílias já cadastradas, pelo Fundo Nacional de Habitação Social - FNHIS -,os repasses são: do governo federal de R$ 384.551,32, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 1,750,00 (por unidade) e o município despenderá R$ 2.000,00 por unidade, mais o terreno, as obras de infraestrutura e o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).          Maria Eugenia lembra que este projeto era para ter sido implantado em 2009, para 50 famílias, mas foi adiando, em função das dificuldades causadas pela crise internacional, que também afetou os governos estadual e federal. “Por força do trabalho da Deputada Dione, contando com o apoio do assessor Hashioka, Nova Andradina ainda conseguiu assegurar 22 unidades e vão ser contempladas as famílias mais necessitadas, dentro do cadastro já realizado”, explicou a Secretária. A área onde será implantado o Núcleo Habitacional é ao lado da Morada do Sol.         Já as demais 200 casas populares, objeto de outro convênio assinado pelo Prefeito Gilberto Garcia, junto com o Governador, serão construídas também ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, acima do Portal do Parque. Os recursos são do Programa de Subsidio à Habitação de Interesse Social-PSH (Projeto Meu Lar), e os critérios para a seleção dos contemplados serão os mesmos utilizados em programas do Ministério das Cidades. Tão logo esteja concluída a tramitação burocrática dos repasses, a Semcias estará divulgando os critérios para a seleção. “Agradecemos ao Governador Puccinelli, e à nossa querida Deputada Dione Hashioka, por esta conquista. Vamos trabalhar com afinco, para que estas casas estejam concluídas no menor espaço de tempo, e assim, garantirmos à estas famílias, a paz e tranqüilidade de um lar permanente”, concluiu o Prefeito.