Plano de contingência de combate à dengue para o verão 2007/2008 será elaborado pela sociedade de Nova Andradina A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está elaborando um plano de contingência de combate à dengue para o verão 2007/2008, quando aumenta a incidência de focos do mosquito. Foi realizada durante toda a terça-feira, dia 11 de setembro, uma reunião técnica visando elaborar um plano para que no período das chuvas, que compreende os meses de outubro, novembro e dezembro, Nova Andradina esteja preparada para diminuir os índices de dengue. Foram convidados representantes de todas as classes do município, visando realizar um plano para combater a incidência da doença em Nova Andradina, que no verão passado teve registro de mais de 1,5 mil casos. A abertura de reunião de trabalho contou com a participação do vice-prefeito Helder Faria, representando o prefeito Roberto Hashioka, do presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio Barros, da assistente social Jane Maria Maia, responsável pela área técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e Jhoy Alves Leite, representando o Centro de Controle de Zoonoses de Nova Andradina. Ainda participaram do evento profissionais da área de saúde, os secretários Maria Eugênia Bruno Andreassi (Cidadania e Assistência Social), Luiz Carlos Sampaio (Educação, Cultura e Desporto), o engenheiro Júlio, representando a secretária de obras Elizabeth Sumiko Anami Nogueira, os vereadores Tito José, João Lúcio e Célia Dan. O secretário Norberto Fabri afirmou que é preciso trazer a discussão do combate à dengue para a sociedade, para que sejam elaboradas metas do plano de contingência contra a dengue. “Necessitamos da participação da sociedade no combate à dengue, em parceria com o Poder Público”, analisa Norberto. Norberto disse que Mato Grosso do Sul foi campeão no País de casos de dengue, com mais de 72 mil casos registrados. Em Nova Andradina, cerca de 80% dos focos registrados da doença são residenciais, em vasos de plantas e embalagens plásticas. Segundo Norberto, os pneus são recolhidos semanalmente, não sendo responsáveis, portanto, pela maior parte dos focos registrados. “Precisamos de planejamento para propor ações eficazes, prevenindo para que o próximo verão não tenhamos tantos registros de casos de dengue”, resume. Eugênio Barros disse que Nova Andradina sai à frente quando propõe a elaboração de um plano de contingência, visto que é a primeira cidade a realizar uma reunião técnica para combater a dengue antes do início deste verão. “Percebi que a cidade está muito limpa, isso é um bom indicador, acredito que realizaremos um bom trabalho”, comenta. O presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, disse que já pegou dengue por duas vezes e afirmou que muito se cobra por parte da sociedade, mas há pouca participação. “O melhor remédio continua sendo a prevenção, precisamos resolver os problemas com a união de todos. Parabenizo o secretário Norberto pelo trabalho proposto”, analisa. O vice-prefeito Helder Faria disse que todos são responsáveis pelo aumento da dengue em Nova Andradina, e que é preciso ter um plano para se ter eficiência no combate à dengue. “Vamos trabalhar juntos para conseguir vencer esse mosquito”, destaca. PALESTRAS – Durante todo o dia, ainda foram ministradas palestras sobre a epidemiologia da dengue, controle de vetores, assistência ao paciente, e plano de contingência da dengue, com realização de grupos de trabalho, de forma segmentada. Ao final do encontro, será realizada a eleição dos membros para o Comitê de Combate à Dengue de Nova Andradina, grupo este que coordenará todo o trabalho no município.