De acordo com a Engenheira Elizabeth Nogueira, Nova Andradina sempre sofreu com o problema das erosões, dada a qualidade do solo. Mas, nos últimos dias, a constância das chuvas provocou um avanço extremamente perigoso das voçorocas, principalmente em quatro pontos da cidade, os quais se tornaram extremamente perigosos, avançando sobre as áreas residenciais.     Elizabeth informou que, embora a Prefeitura esteja trabalhando para conter as erosões, há pontos críticos, para os quais a solução demanda altos investimentos e equipamentos.    No último dia 22, o Prefeito Gilberto Garcia visitou os locais de perigo iminente, e no mesmo instante, determinou estudos para a decretação de Estado de Emergência no Município. “Temos que prevenir piores consequências, e é necessária a intervenção da Defesa Civil, para que possamos encontrar a solução mais adequada para o problema”, disse o Prefeito.    Um dos pontos críticos está localizado na Rodovia MS-473, cuja erosão provocou um buraco de 720 metros de extensão, com 16 metros de largura e 8 de profundidade. A distância para as residências é de apenas 16 metros. O segundo ponto com erosão é na Rua Espírito Santo, esquina com Rua Antonio Duarte, já com 100 metros de extensão, 5 de profundidade e 8 de largura, estando a apenas 8 metros das casas.    A Área de Preservação Ambiental, localizada na Rua Antonio Duarte, apresenta um a erosão dentro da mata, com 200 metros de extensão, 10 metros de largura e 4 de profundidade, avançando dentro da área verde, rumando para as casas. Estas erosões todas estão localizadas na bacia do Córrego do Baile.    Já na Bacia do Córrego Umbaracá, há um ponto critico, que apresenta 3.600 metros de extensão, 15 metros de profundidade e 40 de largura (conhecido como buracão) localizado na Rua André Loyer, final da Rua Melvin Jones. Esta erosão caminha rapidamente e está a 100 metros da Vila Operária, a mais populosa de Nova Andradina.    O Prefeito Gilberto Garcia lembrou que Nova Andradina é ladeada por duas bacias hidrigráficas, a do Córregos Umbaracá ea do Baile, sendo uma no lado Sul e a outro no Norte, apresentando então duas quedas, uma para cada lado, o que facilita o escoamento das águas pluviais, motivando as voçorocas. “Embora estejamos construindo galerias de captação e realizando drenagens, sabemos que estes investimentos são de alto custo, o que nos impõe limites nos avanços das obras”, disse Gilberto. De fato, nos últimos 8 anos, a Administração Municipal realizou obras vultosas em drenagem e redes de esgoto, e também trabalhou seriamente na contenção das erosões, mas as chuvas tem sido torrenciais, não permitindo sequer a continuidade das obras.    Objetivando obter ajuda para resolver de vez o problema das erosões, e em tempo recorde, especialmente nestes quatro pontos, o Prefeito Gilberto Garcia decretou, neste dia 24, Situação de Emergência no Município, através do Decreto nº 968/2010, onde expõe que: “Considerando que desde 1977 existe um processo gradativo de erosão no Municipio, e que as fortes chuvas dos últimos meses contribuíram para o aumento sensível dos danos, já tendo inclusive engolido duas residências, ameaçando inclusive o desmoronamento de diversas outras; e considerando ainda que o processo acaba por interromper o tráfego de veículos e pedestres nas estradas vicinais e em diversas ruas da cidade, com danos materiais e ecológicos de monta, a Administração Municipal tomam medidas urgentes, pertinentes à Defesa Civil, para evitar novos e maiores prejuízos causados pelos efeitos da erosão. Assim fica decretada a existência de situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência”, devendo vigorar pelo prazo de 90 dias.” Pelo decreto, confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Municipio, sob a Coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil-COMDEC, e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, depois de adaptado à situação real do desastre. O Decreto entrou em vigor no dia 25 de fevereiro deste ano.    De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Integrado, Fabio Selhorst, pasta que engloba as ações relacionadas com a proteção ao Meio Ambiente, o Prefeito Gilberto Garcia agiu com determinação e presteza, e com isto, certamente, “estaremos evitando maiores prejuízos e problemas para a população e para o meio ambiente”, concluiu ele.