Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
A Prefeitura de Nova Andradina e o Centro de Formação, Capacitação, Cultura, Estudo e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras “Eldorado dos Carajás” (Ceepatec) inauguraram na sexta-feira (3) o projeto Casa Digital. A unidade funcionará na Escola Municipal Luís Cláudio Josué – Extensão 17 de Abril, no Assentamento Teijin.
“Esse projeto só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte [Semec], Ceepatec e Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], que encaminhou os recursos necessários para a aquisição de 11 computadores, impressoras, mesas e cadeiras”, frisou a secretária Nair Russo.
A gestora também elencou programas desenvolvidos pela Prefeitura com foco setor, sob a coordenação do Núcleo de Tecnologia da Semec, a exemplo das salas de tecnologia das escolas municipais, programas de robótica, projeto Scratch, lousa digital, além do Centro Municipal de Inclusão Digital e a aquisição de novos computadores às escolas.
|Além de proporcionar condições para que isso ocorra efetivamente, o prefeito Roberto Hashioka tem sempre destacado a importância da tecnologia para o desenvolvimento. Na área rural não é diferente. Desta forma, temos sempre nos colocado à disposição para que parcerias como essa sejam firmadas, resultando em benefícios à população|, salientou Nair. 
De acordo com o Centro de Formação Eldorado dos Carajás, ainda está programada a instalação de uma antena para a otimizar o acesso à internet, que passará a ser eito via satélite. Para estruturar o espaço, a Prefeitura cedeu o local, reformou a sala e efetuou a instalação elétrica.
O superintendente da Prefeitura em Nova Casa Verde, João Dan, acrescentou que Governo Municipal também foi responsável pela implantação de um condicionador de ar e pela cedência de um funcionário. A expectativa é de que mais de 700 pessoas, entre alunos e assentados, sejam beneficiados. 
A cerimônia contou com a presença do deputado estadual João Grandão, vereador Edson Tolotti, diretora Ana Maria, além de representantes do MDA, MST, Associação Crescer, Associação de Pais e Mestres e do Centro de Formação, Capacitação, Cultura, Estudo e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras.