Com o objetivo de trabalhar num zoneamento compartilhado, com a união dos agentes em favor do objetivo único de prevenir doenças – especialmente a Dengue – a Secretaria de Saúde de Nova Andradina realizou, neste dia 19, uma reunião, contando com a presença do Prefeito Gilberto Garcia e do Secretário Norberto Fabri.    De acordo com as informações prestadas pelo Coordenador Municipal de Endemias, Marcelo Fagundes, o município de Anastácio foi o primeiro no Estado a implantar o sistema compartilhado de combate à Dengue, Nova Andradina foi convidada a participar do programa, que busca de erradicar o mosquito transmissor da doença.    Porém, nada será possível realizar, se não houver o concurso da população, explicou Marcelo, que justifica a decisão da Secretaria Municipal de Saúde, de participar com o concurso dos agentes. “Estes profissionais estão em contato direto com a população, efetuando visitas nas residências, o que vai proporcionar condições para uma orientação continuada para evitar o surgimento de focos do mosquito”.    Marcelo esclareceu que cada agente de endemias visita de 800 a 1000 imóveis, a cada sessenta dias, numa cobertura de 100%. E onde há um agente de endemias, chega a ter três agentes de saúde atuando, uma vez que cada um é responsável por 150 a 200 familias, portanto, com uma freqüência muito maior de visitas. “Com este trabalho compartilhado, será possível obter uma melhor cobertura em espaço de tempo reduzido”, concluiu.    Sabe-se que em sete dias há a eclosão e as larvas surgem, e se houver o cuidado direto para prevenir a contaminação, a meta será atingida. Em 2007, o Estado apresentou 20 mil casos de Dengue, e Nova Andradina sofreu uma verdadeira epidemia. Atualmente, há 54 casos notificados com 10 resultados positivos.    Durante a reunião que foi realizada com o objetivo de repassar as informações e iniciar o processo de trabalho conjunto, o Secretário de Saúde, Norberto Fabri, junto com a Coordenadora de Atenção Básica, Jane Maia, explicaram que o programa está sendo implantado paulatinamente, desde 2002, sendo que o Município de Anastácio conseguiu fazer a integração, que embora não seja fácil, porém garante uma eficiência maior de resultados. O Secretário concitou a todos para que unam as forças, porque o inimigo embora seja pequeno no tamanho, é gigante na persistência. Estão engajados nesta luta, todos os servidores em Saúde, desde a enfermeira, os médicos e demais prestadores de serviço.    Para o Prefeito Gilberto Garcia, a iniciativa do Estado merece elogios, e lembrou que desde o ano passado, foi iniciada a capacitação e que depois do mês de julho, deverão vir a nossa cidade, os técnicos de Dourados, para que o programa conquiste os objetivos desejados. O Prefeito alertou aos agentes que “o trabalho que se faz em conjunto, obtém resposta rápida e com maior eficiência, porque a união, sempre faz a força”, disse. Gilberto ainda pediu a todos que se empenhem na luta contra o Aedes (mosquito transmissor da Dengue), porque “Nova Andradina não é menor do que o mosquito. Vamos vencê-lo com trabalho e ajuda da comunidade”, finalizou.