Propostas levadas pelo município na Conferência Estadual foram discutidas durante encontro O município de Nova Andradina participou da 3ª Conferência Estadual das Cidades, realizada nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. O município foi representado pelo prefeito Roberto Hashioka, deputada estadual Dione Hashioka, a secretária municipal de obras Elizabete Sumiko Anami Nogueira, além dos delegados de Nova Andradina Valdir Ferreira, Antônio Alves dos Santos, Regina Célia Dan, Edivânia Sales, Maria Noemi Ferreira, Alberto Nogueira e Rita de Cássia, que participou como ouvinte. O evento contou com a participação do governador André Puccinelli, do secretário de habitação, Carlos Marun. Durante o evento, foram discutidos assuntos sobre os cincos subtemas, sendo as intervenções urbanas e a integração de políticas, as intervenções urbanas e o controle social, as intervenções urbanas e os recursos, capacidade administrativa e de planejamento e estrutura institucional, receitas municipais e ampliação de receitas próprias. Nova Andradina conseguiu uma grande representatividade na conferência, com as propostas de desenvolvimento urbano sendo discutidas. No encontro, os delegados indicaram duas prioridades para 3ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece no período 25 a 29 de novembro de 2007, em Brasília. De Nova Andradina, foram eleitos Maria Noemi (titular Movimentos Populares), Valdir Ferreira (suplente Poder Público Estadual), Regina Célia Dan (eleita membro do Conselho Estadual das Cidades, representando o Poder Público Municipal), com Valdir Ferreira como suplente. No Mato Grosso do Sul, 66 municípios realizaram suas conferências municipais das cidades e elegeram seus delegados. Totalizando 574 delegados eleitos durante as conferências municipais e indicados pelos diversos segmentos (municipais, estaduais, movimentos sociais, trabalhadores, empresários, pelas Organizações Não-governamentais, pelo legislativo, dentre outros segmentos). E ainda, indicados pelos membros da Comissão Preparatória da Conferência.