O Prefeito Gilberto Garcia determinou ao seu Secretariado, que atuem de modo a promover Nova Andradina, no contexto estadual, visando tornar a cidade numa vitrine para atrair investimentos, e proporcionar mais renda e inclusão social.    Atendendo este objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Integrado, comandada pelo Sr. Fábio Selhorst, conta com uma equipe de profissionais técnicos, de renomada experiência, e que vem atuando de forma a promover o desenvolvimento de Nova Andradina, nas áreas de produção e Turismo e também de proteção ao Meio Ambiente. Para Fábio, “o Meio Ambiente preservado garante às novas gerações as oportunidades de sobrevivência”, explica. Por isso, a Secretaria tem atuado em todas as frentes, de forma decisiva. A Engenheira Cornélia, da Secretaria, está coordenando os trabalhos da Comissão Pró-Criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema, que realizou reunião neste dia 23 de fevereiro, na cidade de Maracaju.    De acordo com a Sra. Cornélia, um dos principais objetivos foi analisar os próximos passos, para se criar o Comitê. Decidiu-se por elaborar uma proposta, com a identificação dos atores sociais representantes dos 25 municípios (Anaurilândia, Angélica, Antonio João, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Gloria de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jatei, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Navirai, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Taquarussu e Vicentina), os quais compõem a Bacia do Rio Ivinhema.    A SEMA/IMASUL se fez representar pelo Sr. Lorivaldo de Paula, que esclareceu duvidas sobre o processo e sugeriu formas para continuar o trabalho da comissão.Também informou que, provavelmente, sairá, na próxima semana, portaria nomeando a Comissão Pró-Criação do Comitê, com 12 titulares e 12 suplentes, representantes dos três segmentos (usuários, governo e sociedade civil). Estiveram também presentes à reunião representantes da UFGD, Professora Liane Calarge-Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental; AEMS, Sr. Altamiro Barbosa, da Associação de Engeheiros Agronomos de Mato Grosso do Sul; Sindicato Rural de Maracaju e Rio Brilhante; Prefeitura de Maracaju; Prefeito de Ivinhema Renato Câmara, e representante da Prefeitura de Nova Andradina, Sra. Cornélia Cristina Nagel; representante também da prefeitura de Laguna Carapã.    Na próxima reunião que ficou agendada para 30 de março, em Dourados, serão feitos os ajustes finais da proposta , e serão realizadas reuniões nos municípios de Laguna Carapãm(7 de abril), Ivinhema (5 de maio), Dourados (10 de junho), quando se completa um ano da primeira reunião de mobilização, e espera-se a participação dos 25 municipios, para se fechar proposta e apresentá-la ao Conselho Estadual de Recursos Hidricos que irá avaliaá-la para futura aprovação.