Os preparativos para a 6ª Conferência Municipal das Cidades, em Nova Andradina, estão sendo definidos pela Comissão Preparatória do evento. Agendada para o dia 03 de junho de 2016, a Conferência acontece às 8h, no Centro de Convivência do Idoso “Aparecida Mourão”. “Por determinação do Conselho Estadual das Cidades, foi necessária a mudança de data da Conferência de Nova Andradina, que aconteceria esta semana. Porém os trabalhos serão mantidos”, aponta a Coordenadora da Comissão Municipal, Rita de Cássia de Souza Oliveira.

Em Nova Andradina, a Conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com a participação do Poder Público Estadual e Municipal, dos Movimentos Sociais e Populares, Entidades empresariais, Entidades Sindicais de Trabalhadores e de Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa. O evento é aberto à comunidade em geral e com inscrição gratuita.

“Serão elaboradas propostas prioritárias, sendo três delas relativas ao desenvolvimento urbano de nível nacional, oito em nível estadual e oito em nível municipal, todas encaminhadas às etapas seguintes”, aponta a coordenadora, reforçando que os temas serão debatidos através de painéis, plenária e ato público.

A temática nacional aborda “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, com lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. O tema estadual está focado na “Regularização Fundiária e Edilícia”, com o lema “Política de Arrecadação para os fundos de habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade, garantindo a sustentabilidade.

A Secretária Municipal de Infraestrutura, Elizabeth Sumiko Anami acrescenta que as propostas levantadas na Conferência serão avaliadas para serem implementadas em âmbito municipal. “Quando a população participa efetivamente, ganhos para a cidade são obtidos, por isso a importância de todos participarem, levantando os problemas e propondo soluções. Além disso, as propostas também servem de diretriz para atuação do poder público”, reforça a gestora.

Durante a Conferência Municipal, também serão eleitos os delegados representantes para participar da fase estadual. Assim como os membros da Comissão Preparatória, os delegados eleitos devem respeitar os critérios de representação de órgãos, entidades e organizações. A realização da etapa municipal é pré-requisito para participação na 6ª Conferência Estadual das Cidades.