A Prefeitura de Nova Andradina através da Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar 08 postos de vacinação para o Dia D da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil. A vacinação acontece no dia 15 de agosto (Sábado) das 8h às 16h nas Estratégias de Saúde da Família nos bairros Horto Florestal, Morada do Sol, Centro Educacional, Vila Operária, Irman Ribeiro, Vila Beatriz, Nova Casa Verde e no Centro de Especialidades Médicas. É necessária a apresentação da carteira de vacinação das crianças. A meta é imunizar 3.266 crianças contra a poliomielite.
A enfermeira Juliana Fernandes Mendes, do setor de Vigilância Epidemiológica, ressalta que a vacinação tem como público-alvo crianças de seis meses a quatro anos. |É importante receber a vacina o quanto antes, já que o organismo leva, em média, de dois a três semanas para proteger contra a doença|, frisa.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Silvio Senhorini, os pais precisam aproveitar a oportunidade para manter as crianças protegidas. O Governo Municipal, através do prefeito Roberto Hashioka, não tem medido esforços para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 95% da cobertura vacinal do município, destaca.
SOBRE A PÓLIO - Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórios. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.
De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% - considerada um exemplo para o restante do mundo. No mundo todo, o cenário da doença também melhorou radicalmente. O número de casos da doença em todo o globo caiu 99% desde 1988, passando de 350 mil para 406 notificados em 2013, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).