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A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), promoveu encontro com as equipes técnicas dos serviços de proteção social especial de alta e média complexidade para debater ações de aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Referência em Mato Grosso do Sul, Nova Andradina realizou a capacitação com foco nas diretrizes do Plano Individual de Atendimento (PIA). A iniciativa reuniu representantes do CREAS, Andefi, APAE, Casa do Migrante, Betel, Lar Alternativo São José e Lar Sagrado Coração de Jesus.
De acordo com a secretária Jozeli Chulli, a programação teve como intuito debater, capacitar e orientar os técnicos sobre o PIA. Entre outras ações, o Plano Individual de Atendimento visa aprimorar as competências e as responsabilidades dos órgãos governamentais e não governamentais na gestão do SUAS. 
“Nova Andradina avançou muito na assistência social. Essas ações tem surtido resultados positivos graças ao respaldo que temos obtido junto ao prefeito Roberto Hashioka, ao empenho de cada funcionário e ao apoio das nossas entidades sociais”, frisou Jozeli. 
Além de abordar as dificuldades enfrentadas pelas instituições, a gestora acrescentou que a capacitação teve como objetivo melhorar o atendimento, organizar os serviços, fortalecer o sistema de garantia de direitos, prevenir a reincidência e a responsabilização dos violadores de direitos. 
“Estamos nos reunindo com todos os seguimentos que compõem o sistema de garantia de direitos para discutimos sobre a definição de papeis e funções que desempenhamos, visando colaborar para o avanço nos processos de atendimento, acompanhamento e encaminhamento às famílias”, concluiu a secretária da Semcias.