A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), realizou na tarde de sexta-feira, dia 28 de maio, seminário sobre ovinocultura, no Sindicato Rural de Nova Andradina.         O seminário contou com as presenças do prefeito Gilberto Garcia, dos secretários municipais Fábio Maurício Selhorst (Desenvolvimento Integrado), Walter Fernandes (Planejamento e Finanças), gerente do Banco do Brasil local, Maria Judith Chulli, presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius Godoy Garcia Junior, Sandro Poloni, da Agraer, palestrantes Marcel Hastenpflug, Fernando Miranda de Vargas e Benilson Tangerino (sócio diretor do Frigrobras), e a presidente interina da Associação de Produtores de Ovinos que está sendo criada em Nova Andradina, zootecnista Sofia Gaertiner, além de produtores rurais do município e região.         O presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius Godoy Garcia Junior, falou da importância da diversificação da produção, destacando que em Nova Andradina os destaques são para a produção da cana de açúcar, eucalipto, gado leiteiro e a agricultura crescendo cada dia mais. “Para nós do Sindicato Rural é muito importante participar deste evento, e desejo muito sucesso a esta nova produção, que deve ser fortalecida”, destaca.         O secretário Fábio Selhorst afirmou que uma das linhas do Governo Municipal, seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia, é a diversificação da produção, principalmente a de ovinos, que tem incentivos fiscais dos Governos Federal e Estadual, e toda equipe vem trabalhando para que o fortalecimento da produção seja uma realidade em Nova Andradina. “Hoje, é o marco do início de uma caminhada para que ampliemos a produção de ovinos, e que juntos, possamos tornar a ovinocultura destaque em Nova Andradina”, afirma.         O prefeito Gilberto Garcia reafirmou seu apoio aos produtores, para que possam trabalhar e receber incentivos do Governo Estadual para ampliar a produção de ovinos, um setor que está despontando no Estado de Mato Grosso do Sul e que vem trazendo ganhos e crescimento dos produtores. Gilberto ainda destacou a importância das parcerias para o fortalecimento da ovinocultura local. “Desejo muito sucesso, e que num breve tempo possamos ter a ovinocultura de referência em nosso município”, conclui o prefeito.          Durante o seminário, foram realizadas palestras com o professor da UFGD, Fernando Miranda de Vargas, sobre a “Cadeia produtiva da ovinocultura”, professor do IFMS, Marcel Hastenpflug, que abordou o tema “Cordeiros: que produto o consumidor quer e como obtê-lo”, e finalizando o ciclo de palestras Benilson Tangerino, da Agroindustrial São Francisco, apresentou o tema “Comercialização e Mercado de Ovinocultura”.         Após o seminário, os participantes puderam degustar a carne do cordeiro produzida em Nova Andradina, em um churrasco.