Prefeito Gilberto Garcia falou sobre os desafios e metas da Assistência Social no município durante a abertura da conferência O município de Nova Andradina realizou nesta terça-feira, dia 21 de julho, na sede do Centro de Convivência do Idoso “Aparecida Mourão”, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social (CONFEMAS), para avaliar a política de assistência social, propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reafirmar o compromisso de todos os envolvidos com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), bem como discutir as responsabilidades do Poder Público e dos conselhos na efetivação desta política. Participaram da conferência o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, o vice-prefeito Raulino Baronceli, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Mara Sílvia Osório Castilho, deputada estadual Dione Hashioka, vereador Magrelo Brambila, representando a Câmara Municipal, assistente social Maria Cecília Sales Teixeira, coordenadora de Apoio à Organização de Entidades, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS), palestrante do evento, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, assistente social Jozeli Chulli, coordenadora do CRAS e palestrante do evento, diretores de escolas e centros de educação infantil, coordenadores de projetos sociais, conselheiros municipais, presidentes de associações de bairro, entre outros convidados. O evento foi iniciado com apresentação cultural do Projovem, com o coral, regido pela professora Delma Prado. A secretária Maria Eugênia Bruno Andreassi falou sobre a trajetória da assistência social, que era tida como uma prática de ajuda aos mais pobres de filantropia, e hoje se consolida enquanto política pública nacional, com uma nova concepção sobre a assistência social. “Temos muitos desafios, mas trabalhamos incessantemente na busca de soluções. Hoje, iremos discutir e propor, com parceria e união, propostas que irão provocar mudanças mais rápidas. Agradeço ao prefeito Gilberto Garcia por estar dando continuidade aos programas sociais, por não medir esforços para continuarmos avançando nesta área. Desejo a todos um dia muito produtivo, para elencarmos propostas eficazes para nosso município”, destaca. A assistente social da SETAS, Maria Cecília Sales Teixeira, afirmou que Nova Andradina é um exemplo de execução de política pública na área de assistência social. “Cada dia nos encantamos mais com o trabalho, compromisso e comprometimento deste município com a política de assistência social. Que Deus nos ilumine para que continuemos esta caminhada de construção. Parabéns a todos e continuem assim”, declara. A deputada estadual Dione Hashioka disse que Nova Andradina é uma cidade especial, em que todos buscam participar e ser atuantes na melhoria da qualidade de vida de nossos munícipes. “Como deputada estadual, faço parte deste grupo que trabalha por Nova Andradina, defendendo novas propostas para a assistência social e recursos próprios para esta política pública. Que possamos levar propostas desta conferência para o Estado e o País”, destaca. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Mara Sílvia Osório Castilho, declarou aberta a 8ª CONFEMAS. Mara Sílvia falou sobre a relevância da realização da conferência, bem como destacou a importância dos participantes, que são agentes transformadores do processo de realização da política pública de assistência social. “Que juntos, estejamos imbuídos no objetivo de formular propostas contempladoras para o nosso município”, afirma. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que sabe das necessidades da população, e que a crise econômica, queda na arrecadação e no número de vagas de empregos tem aumentado ainda mais os problemas, e com isso, sobrecarregando a política pública da assistência social. “Aqui, temos o toque de acolher, ouvimos as necessidades da população e formulamos propostas e ações concretas. Temos dificuldades de recursos, mas estamos realizando vários projetos que contemplem nossa população, precisamos de esforços concentrados, com auxílio dos Governos Estadual e Federal. Desejo a todos uma ótima conferência e que Deus ilumine a todos”, conclui. Durante todo o dia, foram realizadas várias atividades, entre elas a apresentação de palestras sobre a assistência social. A assistente social da SETAS, Maria Cecília Sales Teixeira, apresentou a palestra magna, sobre “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e “Protagonismo do usuário, o seu lugar político no SUAS: uma construção inadiável”, e a palestra com tema “Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS: compromisso, dinâmica, caráter e processo de escolha”. A assistente social e secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, apresentou palestra sobre a Rede Socioassistencial. A assistente social Jozeli Chulli apresentou palestra sobre os 10 direitos socioassistenciais, deliberados na última Conferência Nacional de Assistência Social. Após as palestras, foram realizados debates sobre os temas apresentados, formados grupos de discussão das propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual e eleição dos delegados.