A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), irá realizar ação em comemoração ao Dia da Árvore, com reunião para discutir a realização de um projeto de arborização para o Loteamento dos Servidores, que deve ser um dos bairros mais populosos do município.         Dois dias antes do inicio da primavera, em 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida porque os povos indígenas costumavam homenagear as árvores na época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar.         Em Nova Andradina, a Prefeitura mantém um Viveiro Municipal, que produz mudas de espécies arbóreas para serem distribuídas gratuitamente à população do município. Para receber uma muda, os interessados devem procurar a Semdi, localizada na Rua da Saudade, 1137, para retirar uma autorização de fornecimento de mudas, e posteriormente retirá-las no Viveiro.         Seguindo orientação técnica, as mudas deverão ser plantadas a meio metro do meio fio, em covas de 40 cm X 40 cm X 40 cm, sem esquecer de observar que em locais por onde passam a fiação elétrica, a opção é por espécies de pequeno porte, e nos demais locais, espécies de médio e grande porte.         “Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante, porque ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. Fazer a sombra para podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento para muitos animais são algumas das funções das árvores. E é nossa responsabilidade protegê-las!”, comentou o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, que faz um alerta a toda população, para que não interpretem a queda de folhas como sujeira, mas sim lembrar que árvores trazem sombra, amenizam a temperatura; para os pedestres, a sombra protege do sol quente, e no geral, o ambiente urbano se torna mais agradável quando se tem uma boa arborização. “E ainda podemos economizar energia, pois com temperaturas mais baixas decorrentes do sombreamento necessita-se de menos ar-condicionado”, conclui o secretário, conclamando a todos os moradores para que plantem árvores.

Confira algumas curiosidades sobre as árvores:

Mais do que tornar o ambiente mais bonito, as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a absorver o gás carbônico da queima de combustíveis, nos fornecendo mais oxigênio;         Árvore símbolo do Brasil, o pau-brasil (Caesalpinia Equinata) corre risco de extinção. Durante o período da colonização, ele era a base da economia do país e exportado para a Europa, onde retiravam dele uma tinta vermelha para tingir roupas;         Entre as árvores em extinção, estão a Araucária (Araucaria Augustifolia), que é encontrada em Santa Catarina, o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra) e o Mogno (Swietenia Macrophylla).