A Prefeitura Municipal, juntamente com a rede de atendimento à mulher de Nova Andradina, realizaram na noite de quarta-feira, dia 17 de março, seminário sobre a implementação da Lei Maria da Penha, na Câmara Municipal, além de realizar a entrega dos certificados do curso de capacitação para o enfrentamento à violência contra as mulheres.         Prestigiaram o evento a superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, representando o prefeito Gilberto Garcia, primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, cientista social Valéria Mont’Serrat, técnica da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres de MS, diretor da Finan, Gláucio Hashimoto, delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Marília de Brito, promotor Plínio Alessi Junior, capitão Huesley, do Corpo de Bombeiros, defensora pública Rivana de Souza Lima, tenente coronel Nilvo Vicente Perlin, vereadores Adriano Palopoli e Claudinei Magrelo, policiais militares, além de acadêmicos do curso de Direito da Finan, Pedagogia e Serviço Social da Unopar e Uniderp.          O diretor da Finan, Gláucio Hashimoto, agradeceu a oportunidade do Poder Público para com os acadêmicos, integrando a faculdade com o tema importante, sobre o enfrentamento à violência contra mulher. Gláucio desejou um bom aproveitamento das palestras. “Participem, sejam atentos ao que será apresentado, porque sempre temos mais a aprender”, destaca.          O presidente da Câmara, Adriano Palopoli, falou sobre as conquistas das mulheres e sobre a necessidade de uma reformulação social, garantindo o direito das mulheres, transformando a sociedade e trazendo mais igualdade. “As mulheres induzem o crescimento social, devemos reconhecer a sua sensibilidade e valorizar a sua representatividade. Que possamos viver numa sociedade igualitária e justa, com todas as pessoas conscientizadas”, afirma.          A cientista social Valéria Mont’Serrat disse que Nova Andradina é referência no atendimento à mulher e sobre a importância de realizar trabalho de divulgação das políticas para as mulheres, em parceria com os demais órgãos envolvidos, para trazer avanços e tornar concretas as políticas para mulheres, na perspectiva de gênero. “É um grande desafio, parabenizo Nova Andradina pelo trabalho que vem sendo realizado e desejo as boas vindas a todos os participantes”, deseja.         Falando em nome do prefeito Gilberto Garcia, Edna Chulli afirmou que o seminário é uma aula de direito ampliada, com foco na Lei Maria da Penha, e que todos os participantes podem conhecer as práticas na aplicação desta lei. “Ainda existem muitas dúvidas a respeito da Lei Maria da Penha, que tem apenas quatro anos de criação. Não temos a pretensão de sanar todas as dúvidas, mas sim levantar discussões e despertar o interesse sobre essa legislação”, afirma, desejando a todos um bom aproveitamento do seminário. “Vocês hoje irão conhecer toda Rede de Atendimento à Mulher, que trabalha com muita determinação, garra, enfrentando as dificuldades com coragem, e desempenhando um bom trabalho em Nova Andradina”, conclui.          Após a abertura, foi realizada a entrega dos certificados aos participantes dos cursos de capacitação, seguido das palestras do seminário.          A primeira apresentação foi sobre o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, ministrada por Valéria Mont’Serrat, Atendimento pela autoridade policial, com a delegada Marília de Brito, Procedimentos Judiciais e Medidas Protetivas de Urgência, com a juíza Jaqueline Machado, Atuação do Ministério Público, ministrada pelo promotor Plínio Alessi Junior, Atuação da Polícia Militar no Atendimento à Mulher em situação de violência, com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Nilvo Vicente Perlin, Formas de violência e atuação do Corpo de Bombeiros no atendimento à mulher em situação de violência, ministrado pelo capitão Huesley Paulo da Silva, Assistência Judiciária, com a defensora pública Rivana de Souza Lima, e Medidas Integradas de Proteção e Assistência à Mulher em situação de violência, com a psicopedagoga Edna Chulli.