A Prefeitura de Nova Andradina recebeu apoio da Agraer, através da visita dos renomados pesquisadores engenheiros Ary Fialho e João Cupertino, visando buscar soluções e conhecer técnicas mais adequadas para tratar das erosões nas estradas rurais, pois devido à intensidade das chuvas nos últimos meses, pode-se notar vários danos no campo e na cidade.         O apoio técnico foi solicitado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), pois, de acordo com o secretário Fábio Selhorst, em nossa região, problemas com estradas rurais e a intensificação de problemas decorrentes da erosão do solo criaram dificuldades para a população e para o Poder Público.         Dr. Ary Fialho retornou à cidade duas semanas após ter ministrado curso prático de adequação e manutenção de estradas rurais. Desta vez, o pesquisador, junto com equipe técnica da Prefeitura e da Agraer local centrou atenção a projetos visando prover melhores condições de trafegabilidade e durabilidade em trechos críticos de algumas estradas rurais, principalmente no Bairro União e no Assentamento Teijin.          Já o Dr. Cupertino acompanhou equipe da Prefeitura Municipal na busca de soluções definitivas – e de execução mais demorada – e também em formas de se controlar o surgimento e expansão de processos erosivos, principalmente na zona urbana.         Em reunião de avaliação final dos trabalhos, ocorrida na semana passada na Semdi, foi elaborado um plano de ação a ser desenvolvido, visando aplicar as propostas pelas equipes técnicas orientadas pelos pesquisadores da Agraer. Dr. Ary Fialho frisou a importância de se discutir a implantação de legislação municipal que dê suporte aos trabalhos de adequação de estradas rurais, já que a atividade exige integração com ações de conservação do solo por parte dos produtores rurais. Defendeu ainda, juntamente com o Dr. Cupertino, a necessidade de se analisar medidas visando compensar o processo de impermeabilização do solo provocado pela expansão urbana.         O prefeito Gilberto Garcia determinou ao secretariado que concentre os trabalhos na questão da conservação das estradas rurais, que são indispensáveis para o escoamento da produção, principalmente da Agricultura Familiar. “Nossa meta é atender com qualidade nossos produtores rurais”, destaca.