Profissionais da saúde receberam orientação de como proceder para o diagnóstico e manejo de casos da Influenza A (H1N1) O Governo do Estado realizou na quarta-feira, dia 15 de julho, capacitação com os profissionais de saúde sobre a Influenza A (H1N1), a “nova gripe”, no Primavera Palace Hotel, com a participação de uma enfermeira do Hospital das Clínicas Santa Helena, uma enfermeira do Hospital Cassems, a enfermeira Simone Aparecida Marega e a médica Paulina Trotta Abrão, do PSF Centro Educacional, e uma auxiliar de enfermagem do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina. O encontro teve por objetivo apresentar o Protocolo da Influenza A, bem como o manejo clínico e vigilância epidemiológica, preparando os profissionais para o diagnóstico de casos e contatos. O referido protocolo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde a todos os municípios do País, para que todos tenham conhecimento sobre os casos. O Ministério da Saúde decretou em 25 de abril deste ano Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Desde então, o Gabinete Permanente de Emergência de Saúde Pública vem realizando reuniões diárias, divulgando o protocolo com todas as informações sobre a Influenza A. De acordo com informações do Ministério da Saúde, já foram confirmados 94.512 casos da Influenza A em 122 países, com 429 óbitos, sendo a taxa de letalidade mundial de 0,45%. O Brasil tem a 11ª taxa de letalidade do mundo, de 019%, sendo até o momento registrados 1.027 casos e dois óbitos em decorrência da doença. A Secretaria Municipal de Saúde já encaminhou a todas as unidades de saúde (PSF’s) o protocolo de procedimentos para o manejo de casos e contato da Influenza A (H1N1). A Vigilância Epidemiológica também encaminhou cartilha aos hospitais de Nova Andradina. No protocolo, constam introdução explicativa, objetivos, definições de casos, manejos destes casos nos serviços de saúde pública, transporte, coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.