Nova Andradina sediou na última semana, o encontro seccional do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (APA). O encontro reuniu representantes dos municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Jateí.
De acordo com a subsecretária de meio ambiente de Nova Andradina, Cornelia Nagel, o encontro teve como pauta consultas sobre licenciamento e fiscalização da APA, os termos de referência sobre o Plano de manejo bem como a elaboração de material informativo de sua divulgação e a criação do Comitê Eleitoral para a gestão 2016-2018.
Com foco na conservação do patrimônio natural e cultural constituído pela APA e a promoção de seu desenvolvimento sustentável, o Conselho é um instrumento de trabalho conjunto de instituições governamentais, não governamentais, representantes de produtores e instituições de pesquisa. Essa integração busca o atendimento às necessidades da comunidade local e o melhor relacionamento entre os seres humanos e o meio ambiente.
Composto por municípios sul-mato-grossenses, paulistas e paranaenses, o Conselho Gestor é constituído pelas seccionais Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Nova Andradina é representada pela engenheira agrônoma e subsecretária de meio ambiente, Cornelia Nagel. O Conselho gestor da APA é vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, através do Ministério do Meio Ambiente.