Seminário Regional do Programa de Proteção à Gestantes e Programa Nacional de Triagem Neonatal da Microrregião foi realizado em Nova Andradina O município de Nova Andradina sedia nesta sexta-feira, dia 03 de julho, Seminário Regional do Programa de Proteção à Gestante e Programa Nacional de Triagem Neonatal da Microrregião de Nova Andradina, na antiga sede da Câmara Municipal, durante todo o dia. Na oportunidade, também foi realizada uma capacitação do SISPRENATAL, sistema que registra as informações dos programas de saúde da gestante, além de todo atendimento realizado pela Rede Municipal de Saúde. Os eventos tem por finalidade apresentar dados, capacitar, sensibilizar e orientar os profissionais, promovendo a integração das instituições envolvidas nos programas em questão, com demonstrações práticas dos procedimentos. Participaram da abertura do evento o secretário municipal de Saúde, Norberto Fabri Junior, representando o prefeito Gilberto Garcia, presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, vereador Adriano Palopoli, o superintendente do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da Apae (IPED), o biólogo e mestre em Ciências da Saúde pela UnB, Carlos Augusto de Oliveira Botelho, a gerente do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dra. Hilda Guimarães Freitas, além de profissionais das áreas de assistência social, enfermeiros, médicos dos PSF’s, auxiliares de enfermagem, psicólogos, profissionais do setor de Vigilância Epidemiológica e laboratório de análises clínicas, além de coordenadores de programas e secretários de saúde dos municípios participantes. Dra. Hilda Guimarães afirmou que o encontro é um momento de avaliar como melhorar a assistência à mulher gestante de Mato Grosso do Sul, que é um grande desafio, buscando atender com qualidade e contribuir para diminuir os índices de mortalidade materna. “Infelizmente, mesmo com todos os trabalhos desenvolvidos, temos todos os anos 38 mulheres grávidas morrem todos os anos no Estado”, avisa. Dra. Hilda disse que as ações são voltadas tanto para as gestantes, quanto aos filhos, destacando a importância do acompanhamento e do pré-natal, bem como a realização do Teste do Pezinho. Carlos Botelho disse que Nova Andradina é uma cidade privilegiada, que desenvolve diversos programas na área de saúde para as mulheres gestantes, e que o seminário é momento para avaliar e propor novas estratégias de trabalho. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, afirmou que o compromisso e responsabilidade é trabalhar para que Nova Andradina seja referência em todas as áreas, atendendo as demandas na área da saúde. “Estamos dispostos a colaborar e auxiliar no que for possível para que possamos alcançar nossas metas”, declara. O secretário Norberto Fabri, falando em nome do prefeito Gilberto Garcia, afirmou que o seminário é um momento de muito trabalho, com vários palestrantes, para que os profissionais possam avaliar os progressos do Programa de Atenção à Gestante e traçar novas metas para a prevenção em relação às gestantes. “Temos muito a melhorar. Desejo a todos um dia muito profícuo, e de muito trabalho para todos”, conclui Norberto. PRESENÇAS – Estiveram presentes profissionais de grande importância no panorama da saúde pública de Mato Grosso do Sul, como Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, coordenador de ambulatórios APAE/IPED, médico infectologista, pós-doutor em medicina tropical, Eugênio Oliveira Martins de Barros, diretor geral de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Maria Aparecida de Oliveira Botelho, coordenadora de laboratórios APAE/IPED, farmacêutica bioquímica, mestre em ciências da saúde pela UnB, Dra. Roseli Pereira de Souza, coordenadora de laboratórios neonatal, bióloga, mestranda em ciências da saúde pela UnB, Dra. Márcia Maria Janine Dal Fabbro, médica infectologista pediatra, doutora em medicina tropical, Renato Álvaro Genaro, coordenador de controle de processamento de dados, tecnólogo em processamento de dados, bióloga Maria José da Silva Souza, coordenadora da recepção de materiais e coletas, assistente social Josimara Cristiane Rodrigues, do setor de busca ativa, assistente social Juliana da Lima Lupion Silva, coordenadora do setor psicossocial e busca ativa, Marcos Feliciano e Rodrigo Cardoso da Silva, do apoio técnico da APAE/IPED.