O município de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), juntamente com a Prefeitura de Batayporã, sediou nesta semana o segundo Seminário Intermunicipal de Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O evento, realizado no plenário Sidney Sanches da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a participação dos professores alfabetizadores das redes estadual e municipal de ensino de Nova Andradina e Batayporã.
No seminário, os alfabetizadores puderam assistir a uma encenação apresentada pelos alunos da Escola Municipal Pingo de Gente, sobre Desafio de Matemática e uma palestra ministrada pelo professor doutor Emerson Rolkouski, que abordou o tema Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento.
No local, também foram realizadas apresentações culturais com o Grupo de Flautas e Valsa das Flores do Departamento Municipal de Cultura de Nova Andradina.
O encontro contou com a presença das secretárias de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo (Nova Andradina) e Ana Maria de Almeida Silva (Batayporã), além das supervisoras do Pacto pela Alfabetização de Campo Grande, Vania Goes de Souza e Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado, e do diretor da Escola Municipal Irene Linda Zioli Crivelli de Taquarussu, Jorge Silva Aguilar.
A secretária de Educação Nair Lorencini Russo destacou que o momento é bastante relevante para todos tratar de um assunto de extrema importância que é a alfabetização das crianças até os oito anos de idade ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental.
Na ocasião, a gestora destacou os investimentos feitos pelo Governo Municipal através do prefeito Roberto Hashioka na área de educação, bem como, aos programas que tem ajudado a fortalecer o ensino.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades, para firmar o compromisso de alfabetizar crianças de até, no máximo, oito anos, ao final do ciclo de alfabetização.
Assim, este pacto surge como uma luta, a fim de garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos até o 3º ano do ciclo de alfabetização. Busca-se, para tal, contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores.
O Pnaic é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas e serem disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação), tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. Neste ano de 2014, a formação foi com ênfase na alfabetização matemática, na perspectiva do letramento.