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A educação pública de Nova Andradina melhorou o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dados divulgados pelo governo federal mostram que a rede pública alcançou em 2013 o índice de 5.2, o maior de Mato Grosso do Sul referente aos anos finais (8ª série/9º ano) do Ensino Fundamental.
O prefeito Roberto Hashioka reiterou que a pontuação superou em aproximadamente 53% o alvo previsto para a rede pública de Nova Andradina em 2013, de 3.4. O montante também é superior à meta nacional do IDEB para a educação municipal, de 3.8, e para a toda a rede pública, de 3.9.  
O levantamento elenca ainda o crescimento das escolas que compõem a rede municipal de ensino. “Praticamente todas as unidades elevaram as médias e ultrapassaram as previsões para os anos seguintes”, ratificou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Nair Aparecida Lorencini Russo.
O IDEB observado para Nova Andradina também é superior à expectativa da amostragem estabelecida para 2021 na rede pública do município, de 5.0. O objetivo do MEC é que o Brasil atinja nota 6 nas avaliações que serão divulgadas em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
A pontuação esperada visa alcançar a média de proficiência dos países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.
Ranking
Liderado por Nova Andradina, o ranking sul-mato-grossense com os cinco primeiros colocados no tocante aos anos finais do Ensino Fundamental possui Naviraí (4.9) em segundo, Jateí (4.8) em terceiro, Água Clara (4.7) em quarto e Costa Rica (4.6) em quinto. 
Quanto aos anos iniciais (4ª série/5º ano), os dados também apontam a educação de Nova Andradina com um dos melhores desempenhos do Estado. O índice de 5.9 foi o segundo maior de Mato Grosso do Sul, três décimos atrás de Costa Rica, que atingiu a nota 6.2.
Nesta categoria, o levantamento traz Naviraí tecnicamente empatada com Nova Andradina, ambas com 5.9. O ranking dos cinco primeiros colocados elenca ainda os municípios de Angélica (5.8) e Amambai (5.7). Todas as referidas cidades obtiveram índice superior à média nacional de 3.8. 
Sobre o IDEB
O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O ferramenta funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.