O Município de Nova Andradina é o único com duas datas comemorativas de seu nascimento. Para muitos, o que conta é a data da Lei de criação, que é 20 de dezembro (Lei nº 1189/58). Mas, como naqueles tempos, com a Capital do velho Estado, ficava muito distante da nossa região, não havia condições de implantar na mesma data, o município. Daí, a implantação, conforme Ata, aconteceu no dia 30 de abril de 1959, quando se reuniram autoridades e personalidades, para de fato, iniciar as atividades do novo município.         No entanto, há vários anos, o Governo Municipal vinha recebendo reclamações, especialmente do comércio local, com referência à comemoração na data de criação, pois um feriado no dia 20 de dezembro, às vésperas do Natal, prejudicava as vendas e os consumidores. Era inadiável que se discutissem a viabilidade e expressividade da comemoração naquela data, incluindo um feriado municipal.         Objetivando dirimir a polêmica, e para atender reivindicações, sem prejuízo das comemorações, tanto em uma situação como em outra, foi elaborado um Projeto de Lei, fixando o feriado municipal no dia 30 de abril, como sendo o de instalação do Município, e, ponto facultativo, no dia 20 de dezembro, que é a data oficial da criação. Desta forma, nem comerciantes e nem consumidores serão prejudicados.         Aproveitando, também se inseriu no Projeto de Lei a data 31 de maio, como feriado municipal, em comemoração ao dia da padroeira do Município de Nova Andradina (Nossa Senhora Imaculado Coração de Maria), já que quase que sem exceção, todos os Municípios do país têm como feriado municipal o dia de seu correspondente padroeiro ou padroeira. Este projeto transformou-se em Lei, após a aprovação pela Câmara Municipal, e sob o nº 670/2008, foi sancionada pelo então Prefeito Roberto Hashioka Soler. Interessante notar que, em 30 de abril de 2010, Nova Andradina completa 51 anos de instalação, e no dia 20 de dezembro, vai completar 52 anos de criação.         Este ano, para comemorar a implantação em 30 de abril, já há uma programação festiva sendo elaborada, como o Festival de Bandas e Fanfarras, o Baile da Cidade, em parceria com o promotor de eventos Sr. Gerson Lopes e algumas outras atividades em estudos.         Para o Prefeito Gilberto Garcia, “dada a grandiosidade do Município e do nosso povo, vale a pena comemorar duplamente o aniversário de Nova Andradina”.