Nova Andradina tem histórico de cidade com nível excelente de colocação no mercado profissional. Durante vários anos, foi campeã de oferta de empregos e atualmente, tem se destacado na realização de cursos de capacitação, antecipando-se à necessidade do mercado, especialmente o da produção de álcool e cana de açúcar. Mas também, há cursos em outras áreas, como de metalurgia, mecânica e preparação para o trabalho administrativo.         Também há programas como o Profuncionário, o Projovem Trabalhador, e o Programa de preparação profissional mantido de forma continuada pelo Ciat, que além da formação, ainda promove o encaminhamento do trabalhador ao mercado.         Estas ações são realizadas em conjunto, pelos Governos Estadual (através da Funtrab), Federal e Municipal, e pelo Sistema S, que envolve o Sebrae, o Senai, o Sesi e o Senac.         Há ainda os estabelecimentos de ensino público superior e tecnológico (UFMS, UEMS, ITMS), e as faculdades privadas, que oferecem cursos em todas as áreas de profissionalização.         Assim, Nova Andradina tem oferecido à região, todas as chances para a capacitação profissional, mas, para o empresariado, ainda são necessários cursos nas áreas de costura (Nova Andradina é polo de costura), comércio e prestação de serviços. Por isso, o Prefeito Gilberto Garcia tem se preocupado em buscar parcerias que possam contribuir nestes setores.         Na tarde desta terça-feira, Gilberto Garcia visitou a empresa Via Uniformes, na Avenida Eurico Soares, quando discutiu com o proprietário João Luiz Mela, e sua esposa Ruth Mela, e ainda com o Gerente Sr.Julio César, as prioridades para a consolidação e ampliação do setor.         João Luiz, que também é empresário do ramo imobiliário, informou ao Chefe do Executivo sobre os seus projetos de expansão, e confirmou que a sua indústria de confecções tem projeto de ampliação para mais um turno de trabalho, mas esbarra na falta de profissionais. “Fizemos o possível para encontrar profissionais, tendo divulgado nos jornais locais, nas emissoras de rádio, fizemos busca no Ciat e não conseguimos costureiras para ampliar nossa produção”, explicou ele.         O Gerente informou que o número de costureiras que foram contratadas recentemente, não é suficiente para o terceiro turno. E a Sra. Ruth Mela, responsável pela produção explicou que “temos pedidos suficientes para a expansão, mas dependemos de profissionais, que precisam ser treinados para o trabalho”, explicou ela. A Indústria tem se utilizado de terceirização que é realizada fora do município, para conseguir entregar em dia os pedidos recebidos, com a qualidade dos produtos que o cliente requer.         A Via Uniformes é hoje uma sólida empresa, que atende o mercado de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, confeccionando especialmente uniformes profissionais, o que requer, segundo Mela, uma qualidade excepcional, e daí a necessidade de profissionais altamente treinados e qualificados.         O Prefeito determinou ao Secretário Fábio Selhorst, da Semdi, que o acompanhava na visita, para que sejam contactados os dirigentes do Senai e do Sindicato da Costura, a fim de discutirem em conjunto com a Prefeitura, providencias para a realização de novos cursos, a fim de suprir o mercado.         O Polo de Costura de Nova Andradina é um segmento que vem obtendo grandes resultados, e para o Prefeito, é fundamental que o Município apoie as iniciativas, que promovem a inclusão social, através do emprego e da renda. “Vamos continuar trabalhando de forma a promover melhorias para o trabalhador, especialmente, providenciando para que possa aprimorar sua capacidade operacional, e desta forma, contribuir para o sucesso das empresas”, disse ele.         Gilberto lembrou a importância do Ciat e dos programas de capacitação que vem sendo empreendidos, mas recomendou ao Secretário que esteja atento, para providenciar outras chances de capacitação para os profissionais de Nova Andradina. “Temos que nos preocupar com o primeiro emprego, com a ocupação dos jovens, mas sem nos esquecermos de que o trabalhador precisa de apoio, para acompanhar o crescimento do mercado, e assim, estar apto para disputar as vagas que surgem em nossa cidade”, finalizou ele, agradecendo aos proprietários da Via Uniformes, que é hoje um destaque no setor de confecções da região.