Um dos indicadores do crescimento das cidades, baseia-se no setor da construção civil, que além de gerar renda, também acrescenta mão-de-obra e favorece uma grande parcela de trabalhadores que não tiveram oportunidade de qualificação em outras profissões.         Nos últimos anos, o Município que tem sua economia baseada eminentemente na agropecuária, tem apresentado um crescimento denso na área de construção civil.         Das quase dezenove mil edificações existentes atualmente em Nova Andradina, 433 foram realizadas em 2009, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Finanças, através do Setor de Tributação.         O Sr. Valter Valentin Pinto, coordenador do setor, informou que o ano de 2009 apresentou um grande crescimento no setor da construção civil, sendo que os meses de pico foram julho (52), agosto (61) e dezembro (51). A informação baseia-se pela expedição de alvarás de construção. Durante todo o ano, foram expedidos 433 alvarás de construção, e 470 habite-se, que é o documento expedido quando a edificação está pronta, e se faz a verificação de suas condições de habitação.         Diferentemente dos alvarás, o pico da expedição de habite-se se deu nos meses de abril (49), maio (141) e dezembro (42).          As edificações constituem o patrimônio pelo qual se paga o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana, e este ano, os carnês referentes ao IPTU já foram entregues nas residências dos proprietários, para pagamento à vista, neste dia 10 de abril, ou parcelado, com primeira parcela vencendo também neste dia 10.         Esta é uma fonte de receita do Poder Público Municipal, que com os recursos arrecadados, promove melhorias para a comunidade. Portanto, quem paga o seu imposto em dia, concorre para o crescimento social da sua cidade e sua família.         Para o Gilberto Garcia, “Nova Andradina vence as crises pelo arrojo do seu povo, pela disposição dos seus trabalhadores, pelo dinamismo do seu empresariado, que, aliando-se ao Poder Público, promovem a qualidade de vida para toda a comunidade”, afirmou o Prefeito, lembrando que o município tem sido um dos que, proporcionalmente, mais arrecadam IPTU, dada a “confiança que o povo deposita na administração e principalmente, pela coerência e entendimento de que o dever e o direito andam juntos, no processo de disseminação da cidadania”, concluiu ele.