As Escolas Municipais estarão participando, juntamente com a rede estadual, do evento que resultou de uma parceria entre a Fundação Itaú Social, o Mec e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Trata-se da Olimpíada da Língua Portuguesa, denominada “Escrevendo o Futuro”, que foi instituída em 2008.         Fundamentada na metodologia de estratégias de atuação e experiência das três edições do programa, a Olimpíada tem o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita. O programa desenvolveu de 2002 a 2007, ações de formação continuada para professores de 5º e 6º anos do ensino fundamental, a fim de orientar a produção de textos dos alunos da rede pública.         Em 2008, em sua primeira edição, a Olimpíada ampliou a atuação do programa, incluindo professores e alunos dos 8º e 9º anos (7ª e *ª séries) do ensino fundamental e do 2º e 3º anos do ensino médio.         A segunda edição em 2010, terá a participação de alunos do 5º ao 9º ano, do ensino fundamental e do 1º ao 3º do ensino médio.         Valorizando a interação das crianças e dos jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portuguesa adota o tema “O Lugar onde Vivo”. Assim para escrever os textos o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento da sua cidadania.         Além do concurso, oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Pretende contribuir para uma prática pedagógica da melhor qualidade.         E objetivando a participação das escolas municipais, a Semec constituiu uma comissão julgadora, que fará a escolha dos textos que serão encaminhados pelas escolas, até o dia 16 próximo. São quatro modalidades de textos que serão escolhidos para as séries participantes.         Após as escolhas, dois trabalhos de cada categoria, serão encaminhados para a etapa estadual, e daí um será escolhido para a regional e depois o vencedor vai para a nacional.         A Comissão está formada por professores municipais e estaduais, da UFMS e da UEMS.         Para a Professora Nair Lorencini Russo, a Olimpíada é uma oportunidade de mostrar o potencial dos alunos de Nova Andradina e com certeza, “haverá muitos destaques”, disse.         Para o Prefeito Gilberto Garcia, “produzir textos e saber interpretar o que se lê, é uma das formas mais importantes de promover a aprendizagem” e por isso, ele está incentivando a participação dos alunos da REME.