A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 22 de março, a vacinação contra a Influenza A (H1N1) para um novo grupo. Serão imunizados nesta etapa as gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos, perfazendo um total de mais de quatro mil pessoas imunizadas contra a doença.         As vacinas serão disponibilizadas em todos os oito Postos de Saúde da Família (PSF’s) em Nova Andradina e Nova Casa Verde e no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Para as crianças, as vacinas serão feitas apenas nas salas de vacina, e os demais, podem procurar o PSF mais próximo para ser imunizado contra a Gripe H1N1.         De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a meta é imunizar 1041 crianças de seis meses a menores de dois anos, 702 gestantes e 2408 doentes crônicos nesta fase da campanha de vacinação. A vacinação contra a Influenza A deve atingir ao final da campanha, mais de 21 mil pessoas em Nova Andradina. A campanha continua e deve ser finalizada no mês de maio.         De 24 de abril a 07 de maio acontece simultaneamente a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, em que esta parcela da população, com mais de 60 anos, é imunizada contra gripe comum. Os idosos que apresentarem doenças crônicas também serão vacinados contra a Influenza A (H1N1), e de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, devem ser imunizados 868 idosos contra a doença.         Finalizando a campanha de vacinação, de 10 a 21 de maio, será vacinada a população com idades entre 30 a 39 anos, com previsão de 7.543 pessoas a serem imunizadas.         O objetivo da vacinação não é evitar a transmissão do vírus, que já está presente em 212 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos. O Ministério da Saúde tem vacina disponível para 91 milhões de pessoas. A expectativa é imunizar pelo menos 80% contra a gripe pandêmica.         Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico, definidos com base nas recomendações da OMS, em critérios epidemiológicos da primeira onda da gripe pandêmica no Brasil, em 2009; e em acordo com sociedades científicas, entidades de classe e representantes dos estados e municípios.