A valorização da Educação é uma das grandes prioridades da atual gestão. A qualificação dos profissionais que atuam neste segmento do serviço público é de suma importância para a garantia do sucesso do ensino e da aprendizagem em nossas escolas. Com este entendimento, o prefeito Gilberto Garcia concedeu autonomia e subsídios ao secretário Fábio Zanata, titular da SEMEC, para que fosse desenvolvidos projetos com a finalidade de qualificar os professores e demais servidores, sobretudo, aproveitando as tecnologias de informação.
Nos primeiros meses da atual gestão, o Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina ligado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, apresentou um levantamento de todas as atividades desenvolvidas pelo setor durante o primeiro semestre deste ano, destacando os projetos e oficinas ministrados nas escolas e na Sala de Formação do NTM localizada nas dependências do Paço Municipal. |As atividades desenvolvidas levaram novos conhecimentos a educadores e estudantes, modernizando o ensino e lincando as tecnologias como ferramentas imprescindíveis à aprendizagem|, garantiu Kelle Ester Souza, coordenadora do NTM.
Neste período, numa avaliação comparativa com os anos anteriores, houve um recorde no número de projetos e oficinas trabalhadas pelo NTM. Conforme o relatório, o Núcleo desenvolveu os seguintes projetos: Formatação de avaliações na Escola Luís Claudio Josué, além do Inclusão Digital na Extensão 17 de abril e Google Drive nas Práticas Educacionais na Extensão Luiz Carlos Sampaio, todos no Distrito de Nova Casa Verde.
Nas escolas municipais localizadas na zona urbana de Nova Andradina, a Escola Mundo da Criança recebeu os projetos Luz do Saber: Alfabetizando e Sorrindo e Como baixar vídeos da internet de Maneira Fácil e Rápida. A Escola Efantina de Quadros recebeu os projetos Inclusão Digital - Introdução à Informática Básica; Explorando Ambientes Educacionais através de Práticas Criativas WEB 2.0 e Ambiente de compartilhamento Pearltrees.
Já a Escola João de Lima Paes foi atendida com os projetos A Importância da Tecnologia na EJA, Trabalhando Simulados no Google Drive. Já na Escola Brincando de Aprender, foram realizados os projetos Luz do Saber e Matemática para criança.
A Escola Pingo de Gente recebeu o projeto Apoio Pedagógico a partir da adesão a cultura da mobilidade digital; a Machado de Assis foi contemplada com o projeto Capacitar os professores no uso das ferramentas tecnológicas para elaboração e formatação das atividades pedagógicas.
O NTM ofertou neste período várias oficinas, as quais foram ministradas na Sala de Formação do Núcleo. Os minicursos desenvolvidos foram: AUDACITY sob a coordenação da professora Kathia Zanata (Professores da REME); GOOGLE DRIVE-FORMULÁRIOS sob a coordenação da professora Lucimara Caccia (Professores da REME). Outras três oficinas também foram realizadas, sendo as mesmas, destinadas aos Professores das Salas de Tecnologias: o PREZI, o AUDACITY e o HOT POTATOES.
Os alunos também foram contemplados no programa de cursos, projetos e oficinas. O SCRATCH, realizado no semestre passado foi direcionado aos alunos dos 8º anos das escolas Efantina de Quadros e João de Lima Paes. Durante as férias escolares do mês passado, o NTM desenvolveu o projeto Férias Programadas, que recebeu alunos de escolas públicas e privadas do município.
Atividades programadas para o segundo semestre
Neste segundo semestre, o Núcleo de Tecnologias Educacionais já está desenvolvendo as atividades do Projeto Jovens Programadores ( Scratch), com aulas no CEMID, destinados aos alunos da Rede Pública.
Na sala de formação do NTM, neste mês foi desenvolvida a oficina Luz do Saber e, no próximo mês, será iniciada as oficinas Google Classroom e o lançamento da plataforma de matemática Khan Academy. Em novembro será realizada na Sala a oficina Webquest.
Já entre os dias 23 a 27 de outubro, será realizada a II SEMANA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, sendo que a programação contará com as seguintes oficinas: SLIDESHARE, KHAN ACADEMY, JCLIC, WEBQUEST, PIXTON, KAHOOT, JCROSS, JCLOZE.
Os responsáveis pelo NTM de Nova Andradina são:
Kelle Ester: coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal
Karina Bastos: Professora Multiplicadora
Ana Flavia: estagiária da Licenciatura em Ciência da Computação da UEMS
Jhonatan Candão: estagiário da Licenciatura em Ciência da Computação da UEMS
Willian Cadete: estagiário da Licenciatura em Ciência da Computação da UEMS