O Serviço de Proteção ao Consumidor tem em Nova Andradina, uma equipe capacitada e que vem buscando, ano a ano, se especializar no atendimento à população.         De acordo com o relatório elaborado pelos responsáveis pelo Procon de Nova Andradina (registrado no Sindec – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), em 2010 foram realizados 1.995 atendimentos.         O relatório discrimina os atendimentos por cidade, tendo sido atendidas 1.747 pessoas de Nova Andradina, 13 de Anaurilândia, 4 de Angélica, 4 de Bataguassu, 120 de Batayporã, 3 de Campo Grande, 2 de Deodápolis, 1 de Guia Lopes da Laguna, 43 de Ivinhema, 13 de Naviraí, 5 de Nova Alvorada do Sul, 1 de Novo Horizonte do Sul, 2 de Porto Murtinho, 1 de Santa Rita do Pardo, 1 de Ribas do Rio Pardo, 31 de Taquarussu e 1 de Três Lagoas.         Quando discriminados por assunto, o setor financeiro foi o mais concorrido com 607 atendimentos; Telefonia Celular teve 458 reclamações, telefonia fixa 335, 64 sobre energia elétrica e 13 sobre água e esgoto. Também houve registro de reclamações sobre transporte de cargas e passageiros, serviços funerários, cemitério, empresa de correios, habitações, planos de saúde e produtos e serviços estéticos.         Analisando-se os percentuais, foram 4% de reclamações sobre alimentos, 30,58 de assuntos financeiros, 0,35 % de habitação, 19,90 % de produtos, 0,76% de saúde, 40,78% sobre serviços essenciais e 3,63% sobre serviços privados.         Foram encaminhadas reclamações sobre garantia (261) e cobrança indevida (521).         Os homens reclamaram mais que as mulheres: 52,53% de homens contra 47,47 % de mulheres.         Quanto à faixa etária, os que mais reclamaram são os de idade entre31 a 40 anos (25,98%), seguindo-se os de 41 a 50 anos (22,30%); em terceiro os de 21 a 30 anos (21,52%), após os de 51 a 60 anos (16,82%); depois vem os de 61 a 70 anos (7,90%); os maiores de 70 (4,23 e por último os de até 20 anos com 1,25%.         O Procon, além de prestar atendimento aos que se consideram lesados enquanto consumidores, também presta serviços de esclarecimentos. Para tanto, são ministradas palestras sobre consumo consciente aos beneficiários do Bolsa Família, nos Assentamentos Casa Verde e Teijin, e nas cidades de Nova Andradina, Taquarussu e Batayporã. Também ministrou, em 2010, palestra para os alunos do ensino médio, na Escola Estadual Luis Soares Andrade (Centro Educacional).         O Procon de Nova Andradina, de acordo com o coordenador João Ramos da Silva Júnior vem crescendo e se aperfeiçoando, na medida em que vem recebendo total apoio do Prefeito José Gilberto Garcia, e portanto, é hoje uma realidade no apoio aos consumidores, e também buscando contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, instruindo, orientando e encaminhando as reclamações. “Basicamente, todas as reclamações encaminhadas, são resolvidas e os usuários nos procuram com a confiança de que podemos fazer um trabalho cuja parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, tem sido extremamente salutar para toda a nossa região”, finalizou João Júnior, que encaminhou o relatório circunstanciado das atividades realizadas no ano passado, ao Prefeito Municipal, José Gilberto Garcia. O Procon funciona na Rua Walter Hubacher, junto ao Ciat.