O Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizaram na noite de terça-feira, dia 18 de maio, a entrega dos certificados dos participantes dos cursos do Projovem Trabalhador, somando 150 formandos, das áreas de alimentação, comércio, telemática, e transporte.         A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, contando com as presenças do vice-prefeito Raulino Baronceli, representando o prefeito Gilberto Garcia, Lirce Cânepa, gestora estadual do Projovem Trabalhador, representando o diretor do Funtrab, Cícero Ávila e o governador André Puccinelli, secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, e os vereadores Márcio Costa e Vicente Lichoti, Maria Aparecida Valdez, coordenadora do Ciat de Nova Andradina, Maria Ester Axelton, educadora dos cursos do Projovem Trabalhador, Daniele Fernandes de Souza, educanda do Projovem Trabalhador, Adailton Linhares, presidente da Sealp, empresa executora dos cursos, além dos formandos.         Daniele de Souza, falando em nome dos cursistas, deu seu depoimento de superação, afirmando que o curso proporcionou aprendizado e preparação para o mercado de trabalho, citando Fernando Pessoa. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”, diz.         Maria Ester Axelton afirmou que participar do curso como educadora foi gratificante, pois pôde contribuir para a formação profissional dos jovens, repassando conteúdos para o desenvolvimento da cidadania, elevação da auto estima e o aprendizado de uma ocupação. “Desejo aos jovens muito sucesso, e que tenham força, coragem e determinação para que possam aplicar no mercado de trabalho os conhecimentos adquiridos”, destaca.         O secretário Fábio Selhorst disse estar muito satisfeito em poder participar do marco nas vidas dos jovens, que ao concluírem os cursos terão oportunidades no mercado de trabalho. “As empresas buscam hoje pessoas preparadas, e o Projovem Trabalhador deverá fazer diferença na vida de cada um de vocês. Desejo que vocês sejam inseridos no mercado de trabalho e possam montar suas empresas. Que vocês continuem ativos, estudando e se aperfeiçoando a cada dia”, deseja.         O vice-prefeito Raulino Baronceli afirmou que o futuro dos jovens depende dos estudos e dos esforços de cada um, para que possam ter oportunidades no mercado de trabalho, ou mesmo montar sua empresa. “A qualificação é muito importante para todos, para que possam assumir as vagas de emprego existentes em nossa cidade, e tenham sucesso em suas carreiras, melhorando a qualidade de vida das famílias”, conclui Raulino.