Escolas Municipais, Estaduais e particulares realizaram passeata em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente O prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 05 de junho, da passeata de mobilização do Dia Mundial do Meio Ambiente, marcando a semana de atividades organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado. A passeata, com saída do Auto Posto Santa Clara, foi conduzida pela Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, com a participação das Escolas Municipais Mundo da Criança – Polo, João de Lima Paes, Efantina de Quadros, Pingo de Gente, Luis Cláudio Josué, Centros de Educação Infantil Shalon e Sonho de Criança, Escolas Estaduais Irman Ribeiro, Marechal Rondon, Nair Palácio de Souza, Fátima Gaiotto Sampaio, Padre Anchieta, além dos Desbravadores El Shaday, Apae de Nova Andradina (Escola de Educação Especial Raio de Sol), Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses), e do Colégio Objetivo, com o apoio da Polícia Militar, com chegada em frente ao Paço Municipal. A primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia fez questão de acompanhar os alunos em todo o percurso, participando ativamente de todas as atividades realizadas durante a semana. O evento contou com as presenças do vice-prefeito Raulino Baronceli, dos secretários municipais Luiz Carlos Sampaio (Educação, Cultura e Desporto), Fábio Maurício Selhorst (Desenvolvimento Integrado), Elizabeth Sumiko Anami Nogueira (Infraestrutura), Norberto Fabri Junior (Saúde), Walter Fernandes (Planejamento e Finanças), Umberto Canesque Filho (Administração), Maria Eugênia Bruno Andreassi (Cidadania e Assistência Social), vereadores Márcio Costa e Zé Bugre, superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, Helder Faria, representando a deputada estadual Dione Hashioka, profissionais de imprensa, diretores de escolas, entre outras autoridades. A Semana do Meio Ambiente, com tema “Nova Andradina Promovendo o Desenvolvimento Sustentável”, premiou a Escola Estadual Marechal Rondon pela organização, com troféu entregue pelo prefeito Gilberto Garcia, a Escola Municipal Mundo da Criança – Polo pela criatividade, com troféu entregue pelo vereador Márcio Costa, e a Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio pela disciplina, com troféu entregue pelo secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst. O secretário Fábio Maurício Selhorst agradeceu a participação de todas as escolas e entidades e todas as secretarias municipais, que contribuíram para o sucesso da passeata. “Todas as mensagens expostas hoje na passeata já dizem tudo. Que cada um faça sua parte para que possamos garantir o futuro para vocês, seus filhos e netos. Agradeço em especial ao maestro Edson Dias Pinheiro e os integrantes da Banda Getúlio Vargas pela participação, e que no próximo ano possamos realizar uma semana do meio ambiente ainda mais bonita”, destaca. Helder Faria, falando em nome da deputada estadual Dione Hashioka, afirmou que a deputada coloca seu mandato sempre à disposição do meio ambiente. Helder informou que a deputada Dione tem projetos na Assembleia Legislativa já aprovados, como para a redução da faixa de consumo de água e a taxa mínima da água, e outro projeto de redução do imposto para 15% para os produtos recicláveis. “A deputada Dione estará sempre em defesa do meio ambiente. Parabenizo a todos pela realização deste evento”, afirma. O vereador Márcio Costa, falando em nome da Câmara Municipal, afirmou que o legislativo está atento e acompanhando todas as questões ambientais que envolvem o município, e apoiando a administração do prefeito Gilberto Garcia, sensível aos problemas ecológicos, e já encaminhou à Câmara a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente e está instituindo o trabalho de licenciamento ambiental municipal, para que Nova Andradina defina seus destinos na questão ambiental. “Parabenizo a todas as escolas e profissionais que tem ao longo do ano trabalhado a questão ambiental, para que os jovens cresçam sabendo da importância do meio ambiente para todos nós”, defende. O vice-prefeito Raulino Baronceli disse que na sua época, não se ouvia falar sobre meio ambiente e preservação ambiental, e se buscava unicamente trabalhar e produzir para poder se alimentar. “Era uma época mais difícil e com poucas opções. Com o passar do tempo, foi se percebendo a necessidade em ter um equilíbrio entre produção e meio ambiente, tomando a consciência de toda comunidade. A preservação é uma necessidade da humanidade, para garantir nossa sobrevivência. Temos que buscar um consenso e equilíbrio entre a produção e a preservação”, analisa. O prefeito Gilberto Garcia parabenizou todos os envolvidos para a realização das atividades da semana do meio ambiente, afirmando que o que ficou plantado na cabeça de cada criança e jovem foi a semente da consciência ecológica. “Temos que ter a certeza de que faremos trabalhos para preservar e melhorar o nosso meio ambiente. Nossa contribuição imediata é economizar água, energia elétrica, a participação decisiva e imediata em favor da defesa do meio ambiente, que está reagindo com as agressões que vem sofrendo. É possível viver em um mundo melhor, principalmente com a contribuição de todos”, finaliza o prefeito Gilberto Garcia.