O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atende a 650 crianças e adolescentes nas unidades Vila Operária, Horto Florestal e Nova Casa Verde. O programa visa retirar a criança ou adolescente do trabalho, oferecendo a oportunidade de seu pleno desenvolvimento físico e psicológico.         No mês de janeiro, foi realizada Colônia de Férias, durante as manhãs, com jornada ampliada, com atividades de recreação, passeios, e alimentação balanceada, atendendo aos integrantes do projeto social nas férias escolares.         Antes de 2001, o Peti atendia a aproximadamente 250 crianças e adolescentes em Nova Andradina. A partir de 2001, o programa passou a atender a mais de 600 crianças e adolescentes, entre as unidades da zona urbana e rural.         A unidade do Distrito Nova Casa Verde foi implantada no final de 2001. Na unidade Horto Florestal, foi construída sede própria e quadra poliesportiva para atender aos integrantes do Peti, assim como na unidade Vila Operária.         As atividades incluem reforço escolar, alimentação balanceada, coral, dança, teatro, lazer e esporte, capoeira, excursões, artesanato, palestras educativas, além de reuniões periódicas com as mães.         Os progressos são trazidos nas respostas positivas de sucesso escolar, de menor número de crianças e adolescentes com problemas de adaptação social, evasão escolar, baixa auto estima, além da tranquilidade dos pais acerca da ocupação dos filhos, ou seja, encontram-se aos cuidados de monitores e educadores no período oposto ao do ensino regular, longe do trabalho e dos perigos que as ruas apresentam.         Cada unidade do Peti possui uma equipe técnica composta por um coordenador, pedagogos, auxiliar de serviços básicos (ASB), merendeiras, monitores e professor de Educação Física.         De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, o prefeito Gilberto Garcia irá priorizar os investimentos nos programas sociais, o que traz uma visão muito positiva para o ano de 2010. “É um grande avanço para a área social, que sempre contou com o apoio da Administração do prefeito Gilberto Garcia”, expõe a secretária.