Comitê de Bacia do Rio Ivinhema será formado por 25 municípios; Grupo de Trabalho realizou reunião em Nova Andradina O Grupo de Trabalho para formação do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema e os participantes do Polo de Desenvolvimento Sustentável da região de Nova Andradina, reuniram-se durante toda a quinta-feira, dia 06 de agosto, na sede da Câmara Municipal, para discutirem a formação do Comitê de Bacia. Prestigiaram a reunião o prefeito Gilberto Garcia, o vice-prefeito Raulino Baronceli, gerente de Desenvolvimento e Modernização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Sema), Lorivaldo de Paula, presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, e secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, entre outras lideranças e autoridades presentes. O evento contou ainda com a presença do Dr. Luiz Amore, consultor da Agência Nacional de Águas, que proferiu palestra durante a reunião. Durante a reunião, foram discutidos aspectos sobre a gestão de recursos hídricos e processo de mobilização para a criação do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema, que engloba os municípios de Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Taquarussu, e Vicentina. O secretário Fábio Maurício Selhorst afirmou que as decisões que foram tomadas durante a reunião serão para mudança de postura, pensando no futuro e na preservação. “Que possamos fazer um bom proveito das palestras e caminhar de maneira rápida para que seja instituído o Comitê de Bacia do Rio Ivinhema”, destaca. Lorivaldo de Paula afirmou que a Prefeitura de Nova Andradina iniciou as discussões para o desenvolvimento sustentável da região, e que culminaram com o plano de trabalho para a formação do Comitê de Bacia, destacando que a reunião é muito oportuna, contando com a presença de segmentos importantes da sociedade civil organizada, do Poder Público, associações e entidades. “Agradeço a presença de todos, e hoje iremos ampliar o processo de discussões para a implantação deste Comitê de Bacia do Rio Ivinhema. Fico feliz pela mobilização de todos os presentes, e espero que tenhamos uma reunião bastante proveitosa”, afirma. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, afirmou que todos tem uma grande responsabilidade de continuar garantindo a sobrevivência das gerações futuras, com a preservação dos recursos hídricos. “Sairemos desta reunião muito mais conscientes do que entramos, e também com mais responsabilidades. Agradeço a todos pela presença”, afirma. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que Nova Andradina sentem-se honrada com a presença de importantes técnicos do meio ambiente, representantes de várias cidades que compõem a Bacia do Rio Ivinhema, e demais empresas e empresários que utilizam os recursos hídricos. “Como diz a música, Terra, planeta água. Até quando? Estamos exaurindo a capacidade da nossa água rapidamente, e precisamos preservar nossos mananciais. Aqui em Nova Andradina estamos buscando preservar, e desejo que desta reunião possamos elaborar um documento para que o mais breve possível tenhamos o Comitê de Bacia implantado”, analisa o prefeito, destacando que o município está fazendo a sua parte. “Desejo a todos um bom trabalho”, finaliza o prefeito Gilberto Garcia. Após a abertura do evento foram realizadas palestras sobre o que é um Comitê de Bacia Hidrográfica, ministrada por Eliane Crisostomo Ribeiro, do Imasul/MS, procedimentos para criação de um Comitê de Bacia, ministrada por Lorivaldo de Paula, gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul/MS, histórico e mobilizações para a criação do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema, ministrada pela engenheira agrônoma Cornélia Nagel, da Semdi/Nova Andradina, diagnóstico da Bacia do Rio Ivinhema – Agência Nacional de Águas (ANA), pelo consultor da ANA, Dr. Luiz Amore, Gestão de Bacia Hidrográfica e do Estudo de Caso da Bacia do Rio Dourados, ministrada pelo professor doutor Omar Daniel, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Processos de Desenvolvimento na Bacia do Ivinhema – situação e perspectivas professor doutor Vito Comar, do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD).