Prefeito Gilberto Garcia participou da reunião, desejando sucesso nas atividades do Polo da região de Nova Andradina O prefeito Gilberto Garcia participou na tarde de quinta-feira, dia 23 de julho, da reunião do Polo de Desenvolvimento Sustentável da região de Nova Andradina, realizada na sede do Senai. Participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, a engenheira agrônoma da Semdi, Cornélia Nagel, representantes da Usina Santa Helena, do Frigorífico Minerva, Adecoagro, Usina Laguna, Sesi/Dourados, Brasil Wood Reflorestamento, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu, Prefeituras de Batayporã, Anaurilândia e Ivinhema, Corpo de Bombeiros Militar. O Polo de Desenvolvimento Sustentável completou um ano de reuniões, tornando-se um fórum de discussões em busca de soluções conjuntas para as questões ambientais, com o objetivo de promover trocas de informações, diminuição de custos e aumento da eficiência das ações propostas para as empresas e indústrias participantes. Os trabalhos relativos ao Meio Ambiente e sobre Qualificação Profissional estão sendo definidos em reuniões separadas, visando dar eficiência e agilidade às ações. Entre as principais ações que estão sendo desenvolvidas para a questão ambiental, destacam-se o Plano de Reposição de Matas Ciliares e recuperação de Reserva Legal, criação do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema, projeto corredores ecológicos, com início previsto para setembro deste ano, visando diagnosticar áreas de preservação permanente que necessitam de recuperação, Plano de Monitoramento da Qualidade do Ar, implantação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE/MS) em cada município que compõe o polo, implantação do Comitê Prev-Fogo na região, implantação do Sistema de Autorização e Fiscalização da Queima Controlada da cana, e instalação do Centro Coletor regional de embalagens de defensivos agrícolas. Sobre a questão de qualificação profissional, já foram realizadas somente este ano três reuniões técnicas sobre este assunto, contando com a participação das Prefeituras da região do Vale do Ivinhema, Senai, Sesi, usinas e as empresas que compõem o polo. De acordo com o secretário Fábio Maurício Selhorst, os resultados são muito positivos, e estão sendo muito elogiados, visto que estão sendo realizadas troca e colaboração entre os participantes, possibilitando organizar qualificações em conjunto, melhorando a capacitação da mão de obra local, diminuindo com isso os custos e aumentando a eficiência. Na abertura da reunião, o secretário Fábio Maurício Selhorst afirmou que o polo teve um início especial, e que neste ano, com o apoio do prefeito Gilberto Garcia, as atividades estão sendo intensificadas, com resultados concretos, como as ações no sentido de criar o Comitê Prev-Fogo, Comitê de Bacia do Rio Ivinhema, iniciativa que já foi tentada há três anos, mas que somente agora tem tomado força e deve ser concretizada. “A expectativa é que tenhamos encontros bem técnicos, e que sejam instrumento de integração regional, apresentando nossa região como um lugar interessante para se viver e investir”, destaca. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que através do Polo de Desenvolvimento Sustentável, as empresas que estão investindo no Vale do Ivinhema mostram sua preocupação de em conjunto, manter o meio ambiente o menos afetado possível. “Iniciativas como esta são louváveis, e por este motivo estou aqui para prestigiar esta reunião. Que continuemos unidos, para que no futuro não sejamos culpados por algum tipo de negligência. Este fórum será uma ferramenta modelo para outras regiões do Estado. Desejo a todos um bom trabalho e muito sucesso”, conclui o prefeito.