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Delegados eleitos no Pólo de Nova Andradina participam da II Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, realizada nos dias 6, 7 e 8 de setembro, na Universidade Federal (UFMS), em Campo Grande. A delegação contou com a participação de 16 representantes dos mais variados segmentos da sociedade. De acordo com a coordenadora-geral do Fórum, Vera Antunes, “os 79 municípios de Mato Grosso do Sul foram contatados para que criassem seus fóruns municipais e este evento é a celebração da mobilização feita no Estado. Discutiremos eixos que foram abordados nas conferências municipais, discutiremos e aprovaremos propostas para a educação”. A abertura da etapa estadual contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, do presidente do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, bem como de instituições educacionais e de setores da sociedade em debates sobre as propostas apresentadas nos sete eixos temáticos do Documento Referência da CONAE 2014, elaborado pelo FNE/MEC, que resultarão em emendas ao documento que, depois de discutidas nas três instâncias, implementarão o novo Plano Nacional de Educação (PNE). “Esta conferência é um espaço democrático para que todos possam participar, refletir e discutir questões relevantes da educação do nosso Estado. Que possamos aqui traduzir os anseios da nossa sociedade em estratégias e metas para a CONAE 2014. Desejo a todos muito êxito e muito trabalho na preparação das propostas de Mato Grosso do Sul”, destacou Profª Nilene Badeca. A Conferência é um grande movimento que se iniciou nos municípios, passa agora pela etapa estadual e culminará na CONAE, envolvendo a sociedade brasileira. Em Mato Grosso do Sul serão mais de 6.500 participantes entre segmentos educacionais e setores sociais – todos imbuídos da responsabilidade e compromisso de contribuir para uma educação nacional de qualidade. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília, e é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que toda a sociedade brasileira possa participar das definições sobre a educação nacional, apresentando proposições para os diferentes níveis e modalidades educacionais. Os sete eixos propostos pelo Documento Referência, do FNE/MEC são: I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.