Mato Grosso do Sul, como estado relativamente jovem, ainda luta com dificuldades para a implantação de projetos de infraestrutura, capazes de sustentar o desenvolvimento nos Municípios.         Nova Andradina é um dos que trabalha com ênfase, para implantar o Plano Diretor, que comporta ações relacionadas com saneamento básico, coleta e destinação do lixo.         Já com uma estrutura bastante significativa de construção de galerias de captação de águas pluviais, rede e estação de tratamento de esgoto, e uma coleta especial do lixo hospitalar e farmacêutico, considerado de risco, a cidade precisa dar ao lixo doméstico, a destinação mais apropriada, com a construção de um aterro sanitário.         Vale ressaltar que a degradação resultante da utilização dos “lixões”, a escassez dos recursos financeiros e a necessidade de investimentos no setor, remete à necessidade da implantação de uma infra-estrutura e de um Sistema de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos capaz de atender à demanda, operacionalizar e manter o empreendimento de forma permanente e sustentável.         A implantação do Aterro Sanitário tem como objetivo a destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos. O Prefeito Gilberto Garcia, objetivando conquistar recursos para este fim, esteve em Brasília, esta semana, juntamente com os Vereadores Zé Bugre, Glauco Lourenço, Marcio Costa e Magrelo Brambila, visitando os parlamentares da base sul-mato-grossense na esfera federal.         O projeto de construção do aterro sanitário foi entregue pelo Prefeito e Vereadores ao Deputado Federal Geraldo Resende, e recebeu do Ministério da Saúde, o número (proposta) 037810/2010. O valor estimado da obra é de R$ 504.000,00 e haverá contrapartida do Município, de acordo com as normas de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal. Gilberto acredita que o Deputado vai conseguir carrear para Nova Andradina, os recursos necessários, e com certeza, o Município terá a obra tão esperada e necessária.         Vale dizer que já foi realizado estudo de Impacto Ambiental, assim como o diagnóstico da área de instalação, que indicou que a área selecionada apresenta condições de receber resíduos sólidos, sem que ocorram alterações significativas.         Mediante implantação das medidas mitigatórias e compensatórias propostas pelo Imasul, concluiu-se que o empreendimento é viável.         Outro projeto que foi levado ao Deputado Geraldo Resende, foi o da aquisição de um caminhão compactador para coleta de lixo, cujo projeto alcança o valor de R$ 220.000,00.          Com esta aquisição e obra do aterro, Nova Andradina se coloca em posição de destaque em obras de saneamento básico, conforme expôs Gilberto Garcia, “trabalhando para que a população tenha condições de viver com conforto e a garantia de Saúde Pública”, disse ele.         Para o Deputado Geraldo Resende, contribuir com o desenvolvimento de Nova Andradina, no aspecto da saúde, é uma de suas metas e prometeu trabalhar para a liberação dos recursos necessários.