Neste dia 25, o Prefeito Gilberto Garcia recebeu o Secretário de Saúde, Tito José, quando determinou que sejam tomadas providências urgentes para minimizar os efeitos do clima seco, especialmente nas escolas e repartições públicas municipais.         Seguindo o exemplo da Prefeitura de Campo Grande, que determinou providências nas escolas, com a finalidade de diminuir as dificuldades e os sintomas, que têm assolado os alunos, como ressecamento das mucosas, sangramento do nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, dor de cabeça, ardência na garganta e cansaço excessivo.         Gilberto pediu que o Secretário visite as repartições, e que a Secretaria de Educação tome as medidas urgentes, como evitar as aulas ao ar livre (educação física), que sejam diminuídos os esforços físicos entre as 10 e 16 horas.  "Devem também incentivar os alunos a consumirem bastante líquido e se possível, colocar nas salas de aula, nos corredores, vasilhas com água, que possibilite pelo menos manter um pouco a umidade. Também devem ser levados a lavar o rosto e mãos, várias vezes durante o período de aula”, disse ele. Outra recomendação importante é que ninguém promova queimadas, em de lixo ou de mato, para evitar a piora da situação.         Gilberto pede ainda aos moradores da zona rural, que evitem o fogo em suas propriedades, pois podem ter conseqüências desastrosas, com o tempo seco.         Nesta semana, especialmente na terça-feira, os índices de umidade chegaram a menos de 20%, sendo que em Campo Grande, atingiram 16%, e em Municípios como Água Clara, chegaram a 11%, o menor do Estado.         Em Nova Andradina, o índice medido em equipamentos domésticos, apresentou oscilações entre 20% e 30%, mas chegaram a picos de 17%.         Portanto, é fundamental que todos tomem medidas que possam contribuir para minimizar estes efeitos, não se expondo ao sol no período entre 10 e 17 horas, principalmente.         O Prefeito Gilberto informou ainda que a preocupação com os órgãos públicos se deve também pelo fato de que, em alguns deles, há aglomeração de pessoas e o ressecamento contribui para a proliferação de alguns tipos de doenças. Por isso, recomenda a todos que sigam as recomendações para evitar males maiores. O período da seca ainda deve se prolongar por, pelo menos 10 dias, de acordo com a meteorologia.         A Coordenadoria de Defesa Civil Estadual (CEDEC) desaconselha qualquer atividade que exija esforço físico, especialmente para crianças e idosos. E orienta para que as escolas e estabelecimentos comerciais utilizem medidas, que embora paliativas possam ajudar, como lavar o rosto, as mãos e manter a umidade em ambientes, quando for possível.