Como em todos os setores, o Governo Federal também passa por dificuldades financeiras, motivadas pela crise internacional, que vem assolando o planeta desde 2008.         Por isso, os repasses de recursos, oriundos de emendas parlamentares têm sofrido atrasos consideráveis, muitas vezes prejudicando o andamento de obras importantes para os municípios.         No caso de Nova Andradina, esses atrasos motivaram a paralisação ou morosidade nas obras como a construção do Centro de Eventos e pavimentações de vias públicas no entorno da cidade.         Objetivando buscar apoio para agilizar essas liberações, o Prefeito Gilberto Garcia esteve em Brasília, nesta semana, quando oportunamente, foi acompanhado dos Vereadores Márcio Pereira Costa, Glauco Lourenço, José dos Santos Correia e Magrelo Brambila.         De acordo com as informações prestadas pelo Chefe do Executivo, as visitas foram extremamente proveitosas, tendo o grupo sido recebido com entusiasmo, em todos os gabinetes dos parlamentares, numa demonstração da importância do município para os representantes de Mato Grosso do Sul, na esfera federal.         Gilberto expôs que, dentre os gabinetes visitados, todos estiveram atentos às reivindicações, especialmente no que se refere à gestões para a liberação dos recursos até hoje retidos, dadas as dificuldades financeiras da União. “Todos foram unânimes em afirmar que estarão fazendo gestões fortes no sentido de liberar com urgência os recursos oriundos das emendas aprovadas para Nova Andradina”.

VALORES ULTRAPASSAM TRÊS MILHÕES – O Deputado Federal Antonio Carlos Biffi, autor da emenda, se dispôs a trabalhar para a liberação de R$ 500.000,00, oriundos do contrato 255675-41, para pavimentação asfáltica em diversas ruas dos bairros Argemiro Ortega e Bela Vista;         Já o Deputado Federal Nelson Trad, garantiu que vai trabalhar para a liberação dos R$ 500.000,00 da emenda de sua autoria, que gerou o contrato 255676-56, para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em parte da Rua André Loyer e Avenida Alcides Faria. Trad também vai consignar emenda ao Orçamento de 2010, no valor de R$ 200 mil para a construção de obras de infraestrutura.         O Senador Valter Pereira garantiu recursos em emenda no valor de R$ 400.000,00 para obras de pavimentação em parte do Bairro Horto Florestal e vai lutar pela liberação;         A Senadora Marisa Serrano, por sua vez, garantiu lutar pela liberação de R$ 250.000,00 para pavimentação em parte da Avenida Alcides Faria e vai também trabalhar para conseguir recursos da ordem de R$ 200.000,00 para a construção do Mercado Municipal em Nova Andradina e aquisição de patrulha mecanizada para atender produtores rurais.         O Deputado Federal Marçal Filho vai trabalhar para a liberação dos R$ 300.000,00 de emenda garantida pelo ex-Deputado Federal Waldir Neves (a quem substituiu), para a construção do Laboratório Municipal;         Senador Delcídio do Amaral conseguiu recursos no valor de R$ 1.365.000,00 para a conclusão do Centro de Eventos, localizado ao lado do Estádio, e continua trabalhando para agilizar a liberação desta verba.         Ainda de acordo com o Prefeito Gilberto Garcia, a visita à Capital Federal foi muito positiva, porque, também houve a garantia do Deputado Federal Waldemir Moka, presidente da Comissão de Orçamento de 2010, e líder da Bancada Federal de MS, junto ao Governo, de trabalhar para colaborar com os demais pares, na liberação dos recursos para Nova Andradina.         Por outro lado, Moka também se comprometeu a inserir no Orçamento de 2010, recursos da ordem de R$ 13 milhões, para que sejam construídas obras de contenção à erosão existente nos bairros Horto Florestal e Campo Verde, e da Fazenda Baile.         O Deputado Federal Geraldo Resende está se empenhando em conseguir recursos junto à Funasa, para viabilizar obras de construção do aterro sanitário, cujo projeto o Prefeito e Vereadores lhe entregaram, e que totaliza R$ 504.000,00. O Deputado vai buscar recursos também junto à Funasa, para viabilizar projeto de aquisição de um caminhão compactador, para coleta de lixo domiciliar, no valor de R$ 220.000,00.         Junto ao Deputado Federal Dagoberto Nogueira, o Prefeito recebeu a promessa de recursos no valor de R$ 1.378.000,00 para pavimentação nas ruas do Bairro Centro Educacional.         O valor total dos empenhos já realizados, cujos recursos ainda não foram liberados, soma R$ 3.315.000,00. E as propostas elencadas, com promessas de viabilização por parte dos deputados e senadores, perfazem um total de mais de 15 milhões de Reais, para o Orçamento de 2010.         O Prefeito permaneceu em Brasília, com os Vereadores, por dois dias. E no seu retorno, passando em Campo Grande, conseguiu viabilizar um convênio que deverá ser firmado nos próximos dias, para auxiliar no custeio da obra continuada de recuperação das ruas da cidade. O valor do convênio deverá ser estipulado em 800 mil reais, que serão suficientes para recapeamento de 21.748,30 m² com CBUQ e mais 38.837,60 m² de microrrevestimento, beneficiando 60 quadras de vias urbanas.         Gilberto acredita que “com a determinação dos nossos parlamentares, que levam em conta o potencial de Nova Andradina, e pela contribuição e o respeito que despertam nossos Vereadores e o Executivo na esfera federal, com certeza, teremos um ano profícuo, com obras importantes sendo realizadas, avançando em conquistas e desenvolvimento para nossa sociedade”, concluiu ele.