Produtores do Assentamento Teijin irão investir recursos no plantio de pepino; produção será escoada para a cidade de Bataguassu O prefeito Gilberto Garcia assinou na tarde de segunda-feira, dia 29 de junho, o convênio nº 035/2009, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Pequenos Produtores do Retiro do Frutuoso, do Assentamento Teijin, por força da Lei nº 810, de 08 de junho de 2009, formulada pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. A associação recebeu R$ 9.200,00 em parcela única, recursos que serão aplicados na produção de pepino, para custeio de adubação, fertirrigação, adubos foliares, e defensivos. O convênio foi assinado no gabinete do prefeito, com as presenças dos secretários municipais Fábio Maurício Selhorst (Desenvolvimento Integrado), Walter Fernandes (Planejamento e Finanças), técnico agrícola da Semdi, Márcio Teruo Kariya, Edna Gomes da Rocha, do Setor de Convênios, presidente da associação de produtores, Manoel Alves de Souza, e os produtores Aimar Cozer e Naleu Cavalcante. O projeto, que foi definido pela associação em reunião com os produtores, visa estimular a produção de alimentos, gerar renda para os produtores participantes. Foram plantados cerca de 2 hectares de pepino, e a produção será escoada para Bataguassu, para a empresa Refricon Mercantil Ltda. O presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Retiro do Frutuoso, do Assentamento Teijin, Manoel Alves de Souza, afirmou que o apoio que a Prefeitura Municipal vem oferecendo aos produtores é muito importante, para garantir o controle de pragas, e o acompanhamento da produção de alimentos. “Agradecemos ao prefeito Gilberto Garcia e à equipe da Semdi pelo auxílio que tem nos oferecido”, afirma Manoel. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que com iniciativas simples, irá auxiliar alavancar a produção de alimentos nas propriedades rurais, além de incentivar a diversificação da produção, sempre oferecendo assistência técnica e auxílio no controle da Agricultura Familiar. Gilberto disse ainda que irá incentivar novos projetos similares vindos dos assentamentos, buscando recursos nas demais esferas para o desenvolvimento dos projetos, e que os produtores devem se organizar para conquistar os recursos. “Vamos buscar levar o recurso para o maior número de produtores possível, ajudando na realização de projetos nos assentamentos. Estamos torcendo para que tudo dê certo, e que vocês obtenham êxito na produção do pepino”, analisa o prefeito Gilberto Garcia.