Apae e Betel receberão repasses mensais, através de convênio celebrado entre Prefeitura Municipal e Ministério do Desenvolvimento Social O prefeito Gilberto Garcia assinou na tarde de segunda-feira, dia 16 de março, convênio com duas entidades assistenciais de Nova Andradina. A assinatura foi realizada no gabinete do prefeito, com as presenças do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Walter Fernandes, do coordenador do abrigo da Betel, Silvanio Rodrigues Bezerra, da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Andradina, Maria Amábile Lussifati, da diretora financeira da Apae, Irene dos Santos, e Edna Gomes da Rocha, do Setor de Convênios da Prefeitura Municipal. O convênio, celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), possui uma parcela referente ao exercício de 2008 e mais 12 parcelas de 2009, até 31 de dezembro. No total, a Apae receberá R$ 56.645,81 em recursos, através do Convênio 001/2009, e a Betel R$ 19.929,00, através do Convênio 002/2009. Na oportunidade, o prefeito Gilberto Garcia afirmou que irá fazer uma visita às entidades beneficiadas, para conhecer os serviços. Falando sobre sua administração, o prefeito Gilberto Garcia afirmou que as prioridades são a criança, o idoso e as mulheres, e que pretende que ao final do seu segundo ano de mandato não tenha nenhuma criança fora dos Centros de Educação Infantil (CEI). Para atender a todas as crianças de Nova Andradina, o prefeito Gilberto Garcia determinou o início das atividades do CEI Luiz Carlos Sampaio, em breve deve ser inaugurado o CEI São Vicente, além de estudos no sentido de implantar um CEI para atender o Distrito Nova Casa Verde. Com relação aos idosos, Nova Andradina já possui um Centro de Convivência do Idoso (CCI) estruturado, e pretende implantar o Projeto Conviver em Nova Casa Verde. “Os idosos já tem serviços prestados por Nova Andradina, nada mais justo do que retribuir todo o trabalho realizado ao longo da vida”, destaca o prefeito. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que está desenvolvendo estudos no sentido de criar a Secretaria da Mulher, fortalecendo o combate à violência e a preservação dos direitos da mulher. Hoje, segundo informou o prefeito Gilberto Garcia, já existe implantada uma Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), a 3ª Vara Cível com competência para atendimento à violência doméstica, além de cerca de 80% das servidoras municipais são mulheres. Gilberto afirmou que irá criar um programa de incentivo à amamentação, para que o índice de mortalidade infantil chegue a zero. O programa deve ser iniciado no Distrito Nova Casa Verde, com ampliação das metas para Nova Andradina. “O foco são as crianças, e os recursos recebidos com os programas serão aplicados na alimentação das mães”, afirma o prefeito. Edna Gomes da Rocha, do Setor de Convênios, afirmou que irá marcar uma reunião com os representantes de todas as entidades sobre a aplicação dos recursos e prestação de contas sobre os convênios firmados, visando capacitar as entidades. O prefeito Gilberto Garcia solicitou às entidades o número e a idade das crianças atendidas, pois irá entregar bolas de presentes. De acordo com informações da diretoria, a Apae atende hoje 150 crianças e jovens, com atendimento na área de saúde, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e dentista uma vez por semana. Já na área pedagógica, é oferecida a educação precoce, de zero a três anos, pré-escola, ensino fundamental, educação profissional, além de atendimento de apoio com hidroginástica, equoterapia, laboratório de informática e grupo de dança e teatro. Ainda são oferecidos para os alunos uniformes, alimentação, transporte e material escolar, gratuitamente. Já a Betel atende hoje a 21 crianças, que são encaminhadas pelo Fórum da Comarca e Conselho Tutelar, com atendimento personalizado e direcionado a cada caso, para crianças em situação de risco ou que sofreram violência doméstica. De acordo com o coordenador do abrigo da Betel, Silvanio Rodrigues Bezerra, as crianças atendidas recebem reforço escolar, atendimento psicológico, e alimentação balanceada.